Beleza indiana

Não é de hoje que as novelas influenciam os costumes na vida real, com reflexos diretos no dia-a-dia das mulheres. As aventuras de Maya e Bahuan, personagens indianos da novela das oito, ditam uma moda que já pode ser vista nas ruas, em makes, penteados, tons de pele, perfumes e outros detalhes que não estão necessariamente ligados à beleza. Ao aderir é preciso cautela, já que a cultura da Índia é marcante, com excessos de cores e alguns exageros que podem deixar sua aparência caricata/carnavalesca. Nesta matéria você vai ver dicas para seguir a tendência sem extrapolar.

Preparamos um slide show com produtos para criar um look “Maya” incrível. Confira AQUI.

A primeira coisa a chamar a atenção é o olhar marcado das mulheres indianas. Para fazer uma maquiagem semelhante à usada por Juliana Paes, a maquiadora Débora Santos, do Walter’s, aponta os produtos a serem utilizados após a correção da pele: delineador, lápis nas cores preta e branca e sombras em tons pastéis. O primeiro passo é passar a sombra até o limite da curvatura dos olhos. Lembre-se de que ela será somente uma pintura clara de fundo.

Para deixar o olhar bastante sedutor, passe o kajal – produto parecido com o lápis, só que mais macio, com traço mais forte e de maior duração

Depois é a hora do tão temido delineador. “Com a mão firme segure a ponta dos olhos, dando uma leve puxadinha, e faça um traço com a ponta do delineador na parte superior dos olhos, começando de dentro para fora. Nessa hora a precisão é importante. Para que isso ocorra, use uma ponta fina e dura”, recomenda Débora. “Preencha os cantos dos olhos que o delineador não alcançou com lápis preto bem apontado. Faço isso de maneira leve”, conclui. A intenção é corrigir pequenas imperfeições. O desenho deve estar no formato “gatinho”, bem puxado para fora, ultrapassando o limite dos olhos.

A maquiadora recomenda arrematar com o lápis branco na parte de dentro e inferior dos olhos, truque que serve para iluminar e criar a ilusão de que eles são maiores. A conclusão se dá com um lápis preto embaixo e bastante rímel para alongar os cílios. “Opte por um batom cor de boca ou em tons mais leves, como rosas e beges. Essa maquiagem desperta a cor dos olhos e dá um ar sensual. Pode ser usada de noite e de dia”, acredita a especialista do Walter’s. Para quem tem as íris claras, o resultado é ainda mais bonito.

O blush ou pó bronzeador é aplicado com suavidade, apenas para dar volume às maçãs do rosto.

A beauty artist Penélope Beolchi reforça que os olhos bem contornados e pretos são o ponto mais marcante da make indiana. E dá uma dica nova: “Para deixar o olhar bastante sedutor, passe o kajal – produto parecido com o lápis, só que mais macio, com traço mais forte e de maior duração – várias vezes na raiz dos cílios superiores e inferiores, inclusive nos cantos, onde saem as lágrimas. Pisque várias vezes para que ele se espalhe e crie um efeito borrado”, diz. Depois, esfume com uma haste flexível ou pincel de sombra (veja o passo-a-passo em fotos).

O ideal para a pele, diz Penélope, é que a cobertura seja bem natural. Para isso, faça as correções necessárias com o corretivo, aplique a base e por último um pouco de pó facial solto. O blush ou pó bronzeador é aplicado com suavidade, apenas para dar volume às maçãs do rosto. Na boca, um gloss rosa confere um ar de graciosidade e finaliza a make. Se você não tiver medo de ousar e quiser reforçar ainda mais ao estilo indiano, pode também aplicar um bindi, o ponto colorido entre as sobrancelhas.

Efeitos na pele clara

O resultado fica lindo em uma pele morena, ninguém duvida disso. Mas as branquinhas podem aderir? Para Débora, as pessoas de pele muito claras devem tomar cuidado com a intensidade do preto nos olhos. Para não ficar com o look exagerado, uma dica é usar um tom de marrom escuro. “É importante medir a tonalidade da maquiagem de acordo com o tom de pele e cabelo”, reforça a maquiadora. Vale lembrar que, dependendo dos traços, essa maquiagem fica mais adequada para eventos noturnos ou em festas à fantasia. Para os eventos sociais mais formais, principalmente os diurnos, há que se pensar em algumas adaptações. Deve-se evitar, por exemplo, um traçado longo e contínuo com o delineador e um preto muito intenso. O lápis embaixo pode ser deixado de lado.

Na próxima página você confere um look de penteado, acessórios, decoração e culinária indiana