Hidrogênio
Como pode ser obtido diretamente do metano e da água, é uma fonte abundante de energia. Já existem tecnologias para produção do hidrogênio como combustível – como é o caso das experimentações em automóveis -, porém a idéia ainda não é economicamente viável. Além de caras tecnologias para a sua fabricação, o combustível de hidrogênio ainda é um pouco poluente, por causa do metano em sua composição. E tem preço cinco vezes superior ao da gasolina. Apesar disso, são uma boa alternativa, e as expectativas são de que os carros movidos a hidrogênio comecem a circular nas ruas de todo o mundo dentro de 15 anos.
Energia Geotérmica
Por ser expressivamente menos poluente, já é usada em 21 países, abastecendo 60 milhões de pessoas. Mas esse tipo de energia é o mais complicado de se obter, pois as usinas precisam ser construídas junto a acidentes geográficos, como vulcões ou gêiseres, que facilitam o acesso ao subsolo da Terra – cujo calor aumenta 3 graus a cada 100 metros de profundidade. Para complicar, as usinas são caras. Existem estudos para tentar construir essas usinas em locais onde não há acidentes geográficos, mas ainda assim a implantação exige altos investimentos. Ou seja, as chances de implantação em outros países são muito pequenas.
” Querosene” biológico
Em fevereiro de 2008, um boeing da companhia aérea inglesa Virgin fez seu primeiro vôo movido a biocombustível de óleo de côco e babaçu – uma mistura com efeitos energéticos bem semelhantes aos do querosene feito à base de petróleo. O avião foi de Londres até Amsterdam, na Holanda, sem apresentar problemas. Acredita-se que, em breve, essa mistura possa ser usada correntemente na indústria da aviação, fazendo com que os vôos sejam bem menos poluentes.