Raio-X do cabelo > Raio-X do cabelo

Se você parar para pensar em quanto tempo gasta pensando nos cabelos, certamente se assustará. Escova, corte, hidratação, alisamento e outros temas, vivem na cabeça das mulheres. Afinal, as madeixas são a moldura do rosto e um dos cartões de visitas mais observados. Mas você já se perguntou como é a estrutura interna e externa dos fios? De que são feitos? Como os produtos de beleza os afetam? Vamos responder essas e outras questões. Embarque com a gente nessa viagem!

A dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro, começa pelo beabá: de fora para dentro, o fio de cabelo é composto por três camadas – cutícula, córtex e medula.

Cutícula: É a primeira camada. Transparente, é formada por seis a dez camadas de placas queratinizadas (dispostas como escamas de peixe) e sua função é proteger contra os agentes externos, além de preservar a parte interna.

Córtex é a camada intermediária e a mais importante do fio: ali se forma a estrutura do cabelo. “É nesta área que as proteínas se agrupam paralelamente dando resistência ao fio”, explica Sara.

A medula é parte mais interna. “Embora possa estar ausente em alguns pacientes, sua função é direcionar o novo fio de cabelo e auxiliar na termorregulação. O canal medular pode estar vazio ou preenchido por queratina”, ensina a especialista.

O que tudo isso tem a ver com beleza dos cabelos? Tudo! Flaviane Farias, dermatologista da Clínica Pazos, no Rio, lembra que, nas cutículas, quanto mais fechadas estiverem as escamas, mais protegidas estarão as fibras. “Isso significa mais brilho, menos arrepiados indesejáveis e menos porosidade”, diz.

Descolorações, pinturas e e xcesso de lavagem podem abrir as escamas, prejudicando a estética capilar. Andrea Gomes, coordenadora do Walter’s Academy, uma das mais conceituadas escolas para formação de profissionais da área, ratifica que é justamente a cutícula que sofre as agressões externas (sol, chuva, poluição etc), danos por ação mecânica (escovamento, penteação, maneira de prender etc) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc).

Hélida Casanova, cabeleireira do salão de beleza paulistano Planet Hair, chama a atenção para um ponto interessante sobre a parte interna: “O córtex é a parte mais volumosa, representa 70% da massa do fio. Nele estão estruturas fibrilares denominadas microfibras, compostas, entre outros elementos, por melanina, pigmento responsável pela cor do cabelo”. Ou seja: a cor vem de dentro para fora!

E se o córtex sofrer danos, o que acontece? Flaviane Farias explica que essa parte do fio é responsável pela resistência da fibra. Portanto, se o seu cabelo estiver fraco, quebradiço, com pouca elasticidade, o problema certamente está no córtex. “Isso só poderá ser resolvido com tratamentos, mas para danos mais sérios a solução é a tesoura”, sentencia.

Na próxima página, como nascem os fios e qual o efeito dos cosméticos sobre eles