Glossário de combustíveis: diferenças entre, comum, Podim e aditivado, o que é combustível adulterado, teor de enxofre e mais

Você até sabe que é necessário colocar água no carro e calibrar os pneus, mas na hora de encher o tanque bate uma dúvida: combustível comum, aditivado ou premium? Para não passar mais por situações constrangedoras ou ouvir gracinhas como “tinha que ser coisa de mulher”, preparamos um glossário completíssimo para você chegar a um posto segura e bem-informada.

Diesel: O óleo diesel é um derivado da destilação do petróleo bruto, como a gasolina. É usado em motores movidos a diesel como os de caminhões, ônibus, vans, SUVs (Sport Utility Vehicle ou veículo esportivo utilitário) e pick-ups. Além disso, também em máquinas agrícolas e de pavimentação e em geradores de eletricidade. O nome diesel é uma homenagem ao engenheiro alemão Rudolf Diesel, pai do sistema desse tipo de motor.

Diesel Comum: É o diesel mais simples. Não recebe nenhum tipo de aditivo. Comercializado em postos revendedores, ele pode ser utilizado em todos os tipos de automóveis movidos a diesel.

Diesel Aditivado: Com coloração amarelada ou alaranjada, ele possui aditivos para melhorar o aproveitamento do combustível. Os aditivos detergentes e dispersantes, mantém o motor limpo, o anti-espumante evita a formação de espuma durante o abastecimento, o anti-corrosivo, impede a formação de ferrugem e os demulsificantes ajudam na separação da água e do óleo. Com isso, você pode obter redução da freqüência de manutenção e o aumento da vida útil do motor.

Diesel Podium: O Diesel Podium, é o único óleo diesel premium do mercado. O produto é menos agressivo ao meio-ambiente, por ser menos poluente, oferece melhor desempenho, além de maior proteção ao motor. Para quem dirige pickups ou veículos utilitários como SUVs, é a melhor pedida!

Etanol: O etanol é menos inflamável e menos tóxico que a gasolina e o diesel. Ele pode ser produzido a partir de biomassa como resíduos agrícolas e florestais. Enquanto no Brasil é feito principalmente de cana-de-açúcar, nos Estados Unidos o milho é o mais usado.

Gasolina:

Gasolina Comum: É a gasolina mais simples. Não recebe nenhum tipo de aditivo, apenas adição de etanol anidro, conforme exigido pela legislação vigente. A gasolina Comum da Petrobras não recebe corante, possuindo assim a coloração natural do combustível (incolor a amarelada). Comercializada em postos revendedores, ela pode ser utilizada em todos os tipos de automóveis movidos à gasolina.

Gasolina Aditivada: A principal diferença da gasolina aditivada para a comum é seu efeito no motor. Os aditivos detergentes/dispersantes mantêm limpo, sem sujeira o sistema de combustão (tanque, bicos injetores, bomba) e as válvulas do motor. Ela recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum. Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica. De acordo com testes realizados pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), a gasolina aditivada da Petrobras (gasolina Supra),  apresenta o menor nível de formação de depósitos no motor dentre todas as gasolinas aditivadas do mercado. Na pesquisa, um motor rodou por 100 horas em laboratório, cerca de 15 mil km.

Gasolina Podium: Apresenta coloração levemente alaranjada e pode ser utilizada em todos os veículos movidos a gasolina. Se seu carro é dos mais potentes, com sistema de injeção eletrônica, ela faz a diferença, já que permite o aproveitamento de toda potência do motor. Além disso, com menor tempo na retomada de velocidade, ela contribui para que as ultrapassagens sejam mais seguras. É levemente alaranjada pelo uso de corante laranja adicionado ao etanol  anidro. Pelo Índice Antidetonante (IAD), que mede a octanagem dos combustíveis, a gasolina Podium, da Petrobras, é a melhor do mundo, à frente de produtos americanos e europeus.

Gasolina Adulterada: Também conhecida como “gasolina batizada”, é adicionada de solventes ou outros compostos que deixam o produto mais barato. A qualidade acaba ficando comprometida e isso pode acarretar problemas para o motor do veículo. Evite se deparar com esse problema procurando Postos Petrobras certificados pelo Programa De Olho no Combustível.

Octanagem: Ao abastecer o carro, muitos motoristas escolhem a gasolina tendo o menor preço por litro como critério, outros preferem as aditivadas por acreditarem que, com isso, podem extrair melhor desempenho do motor. Mas, nem sempre, o mais barato significa economia, assim como o mais caro não é sinônimo de eficiência. Na verdade, precisamos estar de olho em algo chamado octanagem. Mas o que é isso? É a capacidade que o combustível tem em mistura com o ar de resistir a altas temperaturas na câmara de combustão sem sofrer detonação (conhecida como batida de pino). Cada veículo tem especificado no seu manual qual o combustível que faz com que o motor tenha melhor aproveitamento. Dá uma olhada lá!

Teor de enxofre: O enxofre é um elemento indesejável em qualquer combustível devido à ação corrosiva de seus compostos e à formação de gases tóxicos como SO2 (dióxido de enxofre) e SO3 (trióxido de enxofre), que ocorre durante a combustão do produto. Nos veículos com catalisador, quando a carga de material catalítico não é adequada ou quando não está devidamente dimensionada, o enxofre pode levar à formação de ácido sulfídrico (H2S) que é tóxico e apresenta odor desagradável.