Economize água e luz > Dicas úteis de economia

Ar-condicionado x Ventilador

Márcio Iavelberg é consultor financeiro e sócio da Blue Numbers, consultoria que ajuda a manter as contas sob controle. Na opinião de Márcio, o maior risco é o ar-condicionado. “Como ele só é utilizado durante o verão, fique atento à manutenção do aparelho. Verifique se ele está em perfeito estado de conservação, para evitar gastar mais do que o esperado. Certifique-se também de que o aparelho seja compatível com o tamanho do ambiente a ser resfriado. Além disso, o recinto deve permanecer fechado durante o funcionamento do ar”, aconselha Márcio.

Márcio não fala à toa. Um aparelho de ar condicionado de 7.500 BTUs – um dos mais simples do mercado –, quando ligado diariamente por oito horas, gera um consumo de 240 kWh por mês para funcionar. Não entendeu? A gente explica: do seu bolso, para mantê-lo funcionando, são aproximadamente 80 reais mensais. Se sua casa possui dois aparelhos, multiplique e se prepare para o susto. Antes de sair correndo para o shopping e adquirir um, é fundamental pensar na conta de luz.

Uma boa alternativa – apesar de não ter o mesmo efeito – são os ventiladores. Bem mais econômicos, inclusive no preço do produto, eles têm um gasto elétrico consideravelmente menor. Um modelo de teto, por exemplo, gastaria em média 30 kWh para funcionar as mesmas oito horas diárias. Uma conta oito vezes menor ao final do mês, e um alívio para o bolso. Mas será que segura o calor?

Economia X Conforto

A economista Sandra Blanco ajuda: “Ventilador é bom se pensarmos na economia, mas e o conforto? Para quem puder se dar ao luxo, este é o preço. Mas você pode manter o ar gastando um pouco menos. Recorra aos modelos inteligentes que ajudam a reduzir a conta. São mais caros, porém, se bem utilizados, valem o investimento”. Sandra está se referindo ao timer que vem acoplado ao ar-condicionado.

A advogada Ana Elisa Araújo é adepta da modernidade. “Quando não dá para evitar, ligo o ar e programo para funcionar por cinco horas. É tempo suficiente para pegar no sono, e ainda manter o quarto fresco por mais um tempo”, explica a advogada. “Também é ótimo para pessoas esquecidas como eu. Não corro mais o risco de passar o dia inteiro na rua, e, quando voltar pra casa, perceber que esqueci o ar ligado”, acrescenta.

Na próxima página, veja como enconomizar água, entre outras dicas superbacanas