Espumantes tintos > Os mais famosos

Os espumantes tintos também são produzidos em várias partes do mundo, mas os mais famosos são os australianos feitos com a uva Shiraz. Na região de Champagne não se permite um espumante tinto, embora não haja restrição à tonalidade mais ou menos escura da versão rosé.

Esses tintos com bolinhas podem ser bastante escuros e o pai de todos eles é o muito criticado Lambrusco, feito na Itália central, em particular em três províncias da Emilia: Modena, Parma e Reggio. É uma uva tinta, robusta e muito antiga, que produz vinhos para serem bebidos jovens. No norte da Europa e nos Estados Unidos é uma uva imensamente popular.

Os mais famosos desses espumantes tintos são o Lambrusco Grasparossa di Castelvetro, Lambrusco di Sorbara, Lambrusco Reggiano e Lambrusco Salamino di Santa Croce. O Reggiano apresenta também uma versão “amabile” (ligeiramente doce), que vende bastante nos Estados Unidos.

Na Austrália, esses vinhos são vistos com muita seriedade e estão sempre na moda

Mas não deixe de experimentar o Pruno Nero Lambrusco, Graspa di Castelvetro, produzido por Cleto Chiarli, o mais antigo produtor de Lambrusco na Emilia-Romagna.

Espumantes tintos de grande qualidade mesmo vamos encontrar na Austrália (onde são conhecidos também como “Borgonhas Espumantes”), feitos pelo “método tradicional” (uma segunda fermentação na garrafa). Só que, em vez de usar as Pinot e a Chardonnay, o vinho base é feito com variedades de grande qualidade também. Na Austrália, esses vinhos são vistos com muita seriedade e estão sempre na moda.

A uva que mais usam lá é a Shiraz, com todo aquele aroma de frutas vermelhas, além do chocolate. Algumas versões utilizam a Cabernet Sauvignon (em particular em Yalumba, na região de Barossa), resultando num estilo mais leve do que os feitos com a Shiraz. Encontramos também marcas com a Pinot Noir.

Esses espumantes devem ser servidos frios (na temperatura dos espumantes brancos). Mas, atenção, não os gele demais. São fantásticos com uma pizza (a versão com o Cabernet) ou com qualquer carne (os com a Shiraz).

Anote esses rótulos: Banrock Station Shiraz, Black Queen Sparkling Shiraz 1998, The Balnaves Sparkling Cabernet Sauvignon, Coonawarra, Charles Melton Sparkling Red 2005.

É claro que a Austrália fica muito, muito longe. Mas se você for a Londres certamente vai encontrá-los. Ou encomende na loja ou junto ao importador de sua preferência. Mas os Lambrusco você encontra por aqui com facilidade.

Espumante, não importa a cor, vai nos alegrar nesse fim de ano (e no início do próximo).

Mais dicas sobre espumantes? Clique aqui para o Bolsa ou para a Soninha no [email protected]