Quando a febre da criança é preocupante? Saiba quando levar seu filho ao pronto-socorro

Além da temperatura, é importante avaliar outros sintomas antes de ir ao hospital

Ver o filho doente nunca é uma situação confortável para um pai. No entanto, a febre em uma criança não precisa ser sempre um sinal de alerta.

Há momentos, inclusive, que você pode compreender esse sintoma como uma reação normal do corpo na busca por recuperação. No entanto, há, sim, quando se preocupar. Saiba quando!

Quando a febre em uma criança é sinal de alerta?

febre criança
(Crédito: prostooleh/freepik)

Nem toda a febre significa que você precisa correr para o pronto-socorro. Até uns 38,5ºC e quando a criança aparenta estar disposta, se hidratando e sem mais sintomas, é possível tratar a temperatura em casa. Para isso, opte por vesti-la com roupas mais leves, ofereça muito líquido, inclusive soro caseiro, e remédio, caso o pediatra tenha receitado.

No entanto, se a temperatura passar de 39ºC ou o bebê tiver menos de três meses, é importante uma avaliação médica. O mesmo vale para quando a criança está sem energia, irritável ou aparenta uma alteração no temperamento.

Dificuldade na respiração, manchas na pele, dor de cabeça forte, rigidez no pescoço e vômito frequente também são sintomas que reforçam a necessidade de procurar um médico. Além disso, um quadro com convulsão também requer uma visita ao pronto-socorro.

*Colunista convidado do Mulher, Dr. Kairon Caproni é pediatra, membro da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e AMB (Associação Médica Brasileira), pós-graduado em Emergências Pediátricas pelo Hospital Albert Einstein e Chefe da cadeira de Pediatria da Santa Casa de Machado – MG.

Crianças