Quem disse que condimentos são exclusividades da culinária universal? Cada vez mais as marcas especializadas em cosméticos oferecem linhas de xampus, condicionadores e máscaras com princípios ativos derivados de clássicos temperos como manjericão, gengibre, louro, alecrim, entre outros. Eles prometem purificar os fios, da raiz às pontas, deixando um aroma sutil de horta caseira no ar, oba!
Os novos aromas são bem diferentes dos habituais adocicados típicos dos cosméticos brasileiros. “A brasileira gosta de aromas mais suaves do que os odores de temperos, mas se desodorizados ou associados a outros perfumes pode dar certo e sua ação principal pode ser aproveitada”, acredita a terapeuta capilar Sheila Bellotti.
No Brasil, a tendência chegou para ficar
A Éh Cosméticos, que só usa ingredientes completamente vegetais e orgânicos, sem parabenos ou sal, propõe os xampu e condicionador à base de folhas de louro e raiz de gengibre, indicado para dar volume aos cabelos finos e sensíveis.
Já a Payot Botânico tem xampu purificante e antirresíduo que leva gengibre e chá verde, indicado para todos os tipo de cabelo. O gengibre suaviza os fios, enquanto o chá verde funciona como antioxidante. Neste mesmo segmento, a Payot oferece um condicionador para todos os tipos de cabelos, à base de alecrim e abacate, que proporciona refrescância associada a fios maleáveis.
Marcas internacionais
Na França, a marca Le Petit Marseillais incorporou ingredientes e odores vibrantes da região do Mediterrâneo: propõe o xampu com óleo essencial de romarin (alecrim) e algues bleues (algas azuis), indicado para o couro cabeludo sensível e irritado, já que o alecrim tem propriedades calmantes e purificadoras.
A marca inglesa Tommyguns tem xampu e condicionador também purificadores para toda extensão dos cabelos, à base de manjericão (basil), e promete limpar e regular o excesso de sebo, reequilibrando os fios.
Usar temperos em produtos capilares é reflexo da macrotendência do retorno a tudo que é verde, orgânico e natural. “Esse movimento de cosméticos provenientes da química ‘verde’, que tem com pré-requisitos a matéria-prima sem óxidos de etileno, parabenos, conservantes à base de formoldeídos e tampouco são derivados de petróleo, nem realizam testes com animais, são uma realidade no mundo inteiro”, explica a especialista Sheila Belotti.
Os condimentos têm, ainda, a vantagem de possuir propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianas e serem ricos em vitaminas. Que tal experimentar?

Xampu com essência de alecrim com extratos de algas, Le Petit Marseillais.

Condicionador de alecrim com abacate3. Da Payot.

Xampu antirresíduo à base de gengibre e chá verde. Da Payot.

Linha de xampu, condicionador e modelador. Da Tommyguns.





