Andar por aí com o cabelo parecendo que levou um choque não é nada legal nem bonito. O frizz ou fios arrepiados são muito comuns em muitas mulheres e surgem, principalmente, nos cabelos ressecados, quebrados, que têm uma concentração química alta, e nos que faltam nutrientes.
Jaime Mineo Higuti, cabeleireiro do salão Soho Hair, em São Paulo, conta que os cabelos finos são mais propensos a terem frizz. “Esse tipo de cabelo tem uma facilidade maior pela sensibilidade do próprio fio”, diz. Ele reforça que alguns hábitos comuns entre as mulheres contribuem para o aparecimento dos fios arrepiados. “Secar os cabelos diariamente com o secador muito quente ou mesmo manusear com escovas erradas pode ocasionar o frizz”, alerta. É preciso utilizar as escovas certas para cada processo, manter o secador com certa distância ao secar os cabelos e não deixa-lo na temperatura mais alta.
Além disso, é importante manter uma boa alimentação para que as madeixas fiquem mais fortalecidas. Jaime diz que “o nosso organismo tem uma ligação com os fios de cabelos. Uma alimentação balanceada e com os nutrientes necessários ajuda e muito”. Ele ainda conta que as mulheres que fazem dieta sem acompanhamento de um médico podem prejudicar suas madeixas causando danos como o frizz. “Quando sem os nutrientes necessários, o cabelo pode ficar fragilizado, o que gera a quebra dos fios e começam a ficar sensíveis e ressecados”, alerta.
Outra indicação do cabeleireiro é em relação ao uso dos produtos. Quando aplicados o shampoo e o condicionador, todos os seus resquícios devem ser eliminados no enxágue. “Muitas mulheres usam o condicionador e deixam um pouco sobre os fios, principalmente na parte de cima da cabeleira. Isso não é aconselhável, pois causa oleosidade no próprio couro cabeludo”, recomenda. Jaime também diz que lavar os cabelos e prendê-los molhados, principalmente com presilhas de aço ou de borracha, pode contribuir com o aparecimento do frizz, já que provoca a quebra dos fios. Dormir com as madeixas molhadas, secar o cabelo em excesso e não fazer hidratações constantes também são alguns fatores que provocam a quebra e deixam os fios arrepiados.
Veja também:
Conheça um tratamento que controla os fios sem alisá-los
Touca térmica é útil? Saiba como ela pode se tornar sua aliada na hidratação caseira
Tratamentos fast: veja dicas para domar os fios em cinco minutinhos





