Falta de perfil para empreender faz negócios falirem já no primeiro ano

Mudar de emprego e empreender, ou simplesmente montar um novo negócio é algo que a maioria dos jovens e adultos têm como pretensão. Ser dono do próprio negócio e ser o chefe está na lista das ambições de muitas pessoas. O que acontece, muitas vezes, é que essas pessoas entram de cabeça, sem pensar em detalhes primordiais e em suas consequências e, então, o negócio fica estagnado e não dá certo.

Por conta disso, o especialista em administração de tempo e produtividade, fundador da Triad OS e autor, Christian Barbosa, reuniu algumas dicas muito importantes para você não cair no conto do vigário no momento de montar a sua empresa ou investir em um novo negócio.

Perfil para empreender

“Não tem nada de errado em ser funcionário, muito pelo contrário. A maior parte dos empreendedores quebra no primeiro ano, pois simplesmente não tem o perfil. Ser funcionário tem certa estabilidade, benefícios e um volume menor de preocupações. Empreender não é fácil, é preciso ter paciência, persistência e gostar de adrenalina, pois o começo é bem difícil. Se o seu emprego te traz realização, estabilidade financeira e bem-estar, pense bem antes de querer empreender”.

Dinheiro para começar

“A maior parte das empresas de serviço requerem um investimento mínimo de capital inicial e permitem crescer aos poucos. Por outro lado, franquias, empresas de varejo, indústrias, entre outras, exigem um volume de capital maior para começar. Avaliar o capital necessário é o primeiro passo para saber se dá ou não para entrar de cabeça. Se a verba é muito curta, tome cuidado, pois os negócios não crescem do dia para a noite e a maior parte deles fecha por problemas de fluxo de caixa”.

Descobrindo seu negócio

“Não existe uma fórmula para achar o negócio certo. Primeiro identifique o que gosta de fazer e o que não gosta. Isso ajuda a ter maior clareza e a focar apenas no que realmente te dá prazer. Feito isso, priorize o que gosta e comece a investigar esse mercado. Vá a feiras, assista a cursos, invista em revistas sobre negócios, faça viagens, seja curioso. O mercado está cheio de oportunidades”.

Cuidado com o palestrante consultor LTDA

“Tenho muitos amigos saindo de seus empregos e investindo no mercado de pequenas consultorias, treinamentos e palestras. Parece fácil, glamouroso dar palestras, fazer um blog, escrever um livro e vender consultoria para empresas. O problema é que esse mercado está abarrotado de gente boa e as empresas extremamente seletivas na contratação. Se essa for sua ideia, analise com muita cautela como vai fazer o crescimento da sua consultoria para os próximos cinco anos para evitar gasto de tempo desnecessário”.

Compartilhando o sonho

“Se você quer empreender, é casado e tem filhos ou mora com sua família, é importante envolvê-los de alguma forma nesse sonho. No começo a dedicação ao novo negócio é maior e, quando a família está junta, ajuda a manter o barco. Se logo de começo a família não te suportar, o fardo fica ainda mais difícil. Por isso estimular todos a sonharem juntos é muito importante”.