Planejar o casamento é uma tarefa difícil e desgastante. São tantos detalhes a serem executados que os noivos podem acabar se perdendo no meio do caminho caso não se organizem direito. Para mudar esta realidade e dar uma mãozinha aos futuros cônjuges, empresas vêm criando sites especializados em planejar cada passo do grande dia.
Leia também:
Como organizar casamento: planejamento mês a mês
Por que contratar uma assessoria de casamento? Entenda
Dicas para acertar a quantidade de bebidas no casamento
O processo é simples: após o cadastro, os noivos devem inserir informações básicas sobre o evento, como data e orçamento estimado. A ferramenta, então, irá informar quais são as etapas do planejamento e quando cada uma deve ser executada, dando dicas ao longo do caminho.
Dificuldades no planejamento
Bruna Bittencourt, CEO e cofundadora do Emotion.me, portal que oferece o serviço, afirma que as principais dúvidas enfrentadas pelos noivos são em relação aos primeiros passos e por onde começar o planejamento. Como montar o orçamento e qual fornecedor procurar primeiro são outras questões frequentes e que o site se propõe a sanar.
“O Emotion.me foi criado para noivos que não irão contratar assessoria de casamento, serviço que, além de ser pouco conhecido no Brasil, tem um custo muito alto”, conta Bruna, afirmando que o portal exerce parte deste papel. “Lá, é possível encontrar ferramentas de planejamento, com tarefas detalhadas desde o noivado até o dia do casamento, e de orçamento, onde é possível estimar o valor a ser gasto no evento. O site avisa se as despesas estão acima ou abaixo da quantia estipulada, lista quais fornecedores já foram contratados e expõe quanto falta para que a meta seja atingida. O mais legal é que os pagamentos podem ser divididos entre os responsáveis, como o pai da noiva ou do noivo”, discorre.
Sites oferecem relação de fornecedores, como serviço de foto e filmagem, separados por localidade e categoria (Thinkstock)
Segundo Tatiana Goldstein, CEO e fundadora do Casar Casar, site também especializado no serviço, outro desafio que os noivos geralmente enfrentam é o de encontrar fornecedores que se encaixam tanto no perfil do casal quanto no orçamento determinado. “No portal, os noivos encontram indicações e informações de fornecedores em todas as categorias, como decoração, buffet, bebidas, DJ, música, foto e vídeo e outros”, diz.
Principais ferramentas
Serviços incluem checklist de tarefas e contratações a serem realizadas (Thinkstock)
Os sites oferecem uma opção de assinatura paga, que inclui benefícios como a possibilidade de personalizar o site dos noivos, e uma gratuita, que dá direito aos seguintes serviços, dentre outros:
- Planejamento passo a passo: os noivos inserem a data do casamento e a ferramenta avisa, em tempo real, todas as tarefas que devem ser realizadas e quando;
- Checklist de tarefas;
- Orçamento: os noivos informam quanto pretendem desembolsar no casamento e o portal auxilia na organização dos gastos;
- Lista de convidados;
- Site dos noivos;
- RSVP;
- Lista de presentes e de lua-de-mel, com a opção de receber a quantia arrecadada na forma de depósito em conta bancária;
- Organizador de mesas;
- Lista de fornecedores, com opção de busca por região e categoria;
- Dicas e ideias criativas para o casamento.





