Os grampos com flores de miçangas são peças delicadas, mais indicadas para as meninas. Podem ser feitas numa única cor de miçangas, ou com várias. É um artesanato barato, e que não exige mais que 20 minutos para estar pronto.
Materiais:
Miçangas
Tesoura
Fio metálico
Lantejoulas
Grampos
Cortadores de fios
Passo-a-passo
Separe as miçangas, e organize-as no fio. É importante que seja de metal para que possa dar o formato das rosas.
Coloque quinze miçangas para cada pétala, portanto vai precisar de um fio metálico extenso o suficiente para fazer as cinco pétalas.
Com uma pétala formada, torça o fio, fazendo uma base para a pétala, obedecendo o formato de uma flor, e continue a preenchê-lo com as miçangas para fazer a outra pétala.
Depois que preencher o fio com as contas, torça as duas pontas das extremidades juntas, deixando uma das pontas com cerca de 4 centímetros.
Use o alicate para unir as duas extremidades, fazendo um pequeno contorno, torcendo para que os fios fiquem bem presos. Pegue a ponta do fio que ficou maior, e faça uma inversão, passando-o para a parte de cima da flor.
Encaixe a lantejoula, encaixe uma miçanga, e torne a colocar o fio para dentro, passando novamente pela abertura da lantejoula.
Repita o procedimento para fazer a segunda flor.
Com o alicate, enrole as pontas excedentes do fio no grampo, fazendo o acabamento. Torça várias vezes, contornando o grampo, certificando-se que está bem fixado, e estará pronto.
Faça o mesmo processo no outro grampo.
Este é um exemplo para um par somente, mas poderá criar um conjunto de quatro grampos, de maneira a ter dois para cada lado da cabeça.
Além das miçangas, também poderá usar contas de vidro, ou pérolas.