Você está prestes a pintar as paredes de seu lar? Pois, para conhecer as cores mais utilizadas, os melhores acabamentos, as pinturas mais resistentes e – o que é melhor – os truques usados pelos profissionais, leia as nossas dicas para pintar a casa, as quais serão a chave para criar ambientes belos e bem cuidados.
Escolha do tom
Para acertar com o tom, teste algumas cores sobre a parede. Deixe-as secar durante um dia inteiro e, logo, observe-as em diferentes horários e com luz artificial. Quando decidir que cor vai usar, escolha um tom mais claro, já que, uma vez aplicado a toda a parede, tende a escurecer.
Tipo de pintura
A pintura plástica é a mais usada, devido a que é lavável, mantém a cor por mais tempo, e seu secado é rápido. Para os quartos, o ideal é a pintura ecológica, pois é antialérgica e não tem cheiro. Para o banheiro e a cozinha, o tipo de pintura mais recomendável são as antiumidade.
Cores mais usadas
- O branco e todos os seus matizes são sempre uma aposta segura e que nunca passa de moda. Aconselha-se usar esses tons em cômodos que recebam bastante luz natural, a qual incrementará seu efeito. O bom dessas cores é que ampliam visualmente espaços pequenos.
- Os tons pastéis têm sido uma tendência nesses últimos tempos. Os mesmos dão à decoração um ar agradável, confortável e suave, já que são luminosos e brilhantes.
- O cinza-pedra também está em alta nessa temporada. É elegante, sofisticado e combina muito bem com tons de marrom e branco. Essa cor é muito adequada para ambientes de trabalho e lazer.
- Os tons de laranja e vermelho são clássicos, em especial quando cominados com mobiliário de madeira escura. Porém, você deverá utilizá-los apenas em cômodos grandes e com muita luz, porque, do contrário, tenderão a escurecer o espaço. Evite usá-los em quartos ou áreas de trabalho.
Cor-terapia
No que diz respeito ao estilo anímico, lembre-se de que os tons neutros dão serenidade ao ambiente, os pastéis são frescos e relaxantes, os amarelos fortes são muito alegres e vitais, e os vermelhos tornam os cômodos grandes mais aconchegantes.
Truques para tetos e portas
Quando os tetos forem baixos, convém pintá-los de cor branca para dar-lhes mais amplitude. Se forem muito altos e você preferir baixá-los visualmente, pinte-os em um tom mais escuro que o resto da parede. Outra opção viável é pintar o teto e as paredes na mesma cor, pois amplia a perspectiva e, portanto, transmite a sensação de espaço.
Use as nossas dicas para pintar sua casa. Nós garantimos: elas são infalíveis!