Na hora da limpeza da casa, é preciso ter um cuidado especial com os móveis. Isso porque a maneira errada de tirar o pó pode causar manchas. Veja algumas dicas para ter móveis brilhantes sem erro.
Veja também
Como restaurar móveis antigos
Truques de limpeza caseiros
Como limpar espelhos e vidros
Móvel de madeira
Manchas brancas são comuns em móveis de madeira. Isso acontece se forem limpos com água, que não é indicada para esse tipo de material. Para a limpeza do dia a dia, use lustra-móvel, de preferência os que possuem a base de silicone, pois agridem menos a madeira.
Para remover manchas ou riscos já existentes, use uma cera específica para móvel. Aplique-a com um pano seco e esfregue bem. Depois disso, aplique com um pincel um pouco de verniz no sentido do risco. Para marcas mais profundas, pode ser necessário procurar por um profissional para refazer o acabamento.
Móvel laqueado
Para remover mancha de móveis laqueados use uma solução simples de água com sabão em um pano macio e limpo. Se a mobília estiver riscada, aposte em uma lixa bem fininha. Passe no local e depois complete com uma cera automotiva. Não empregue muita força na hora de lixar, isso pode riscar o móvel ainda mais.Se a mobília pedir uma limpeza pesada após ser lixada, coloque um pouco de solvente de madeira em um pano macio e passe. Retire com outro pano de algodão para não manchar. Na limpeza do dia a dia, aposte em um pano úmido e seque o móvel logo em seguida.
Móvel em MDF
O material MDF é muito usado em móveis planejados e também deve ter um cuidado especial. Eles não podem ser limpos com removedores multiuso porque com o passar do tempo a superfície fica amarelada. Em geral, são fáceis de cuidar e simples de serem limpos. O produto adequado para limpar é uma solução de sabão de coco liquido ou sabão neutro dissolvido com um pouco de água. Também é possível optar por um pano umedecido com álcool em gel.
Aprenda como limpar o móvel corretamente e evite que as manchas e riscos apareçam.