8 erros de limpeza que você provavelmente comete em casa

Embora não pareça, alguns detalhes podem fazer toda a diferença na hora da faxina

Fazemos a limpeza da casa de forma tão automática que muitas vezes nem nos damos conta de que existem métodos mais eficazes e menos trabalhosos de realizar certas tarefas. O portal Real Simple, então, reuniu erros que a maioria das pessoas comete ao fazer a higienização do lar e indicou o jeito certo de fazer a faxina. Veja abaixo:

Erros mais comuns na limpeza da casa

Colocar todos os talheres no escorredor ou lava-louças na mesma direção

Quando você coloca todas as colheres alinhadas para secar ou lavar, elas “encaixam” umas dentro das outras e acabam grudando, o que impede que sejam higienizadas corretamente ou que a água escorra por completo. Procure deixar uma virada para cima e outra para baixo.

Lavar janelas em dias ensolarados

O limpa-vidros seca muito mais rapidamente quando exposto à luz direta do sol, resultando em manchas nas janelas. O ideal é fazer a higienização no final da tarde, ou quando o céu estiver encoberto. Para acelerar a secagem, passe um pano de microfibra após a limpeza.

Não jogar produto direto nas superfícies. (Crédito: Kaboompics.com/Pexels)

Espirrar produtos diretamente na superfície

Você deve fazer isso raramente, só quando o móvel estiver realmente muito sujo. No dia a dia, a técnica deixa resíduos desnecessários, tornando a superfície pegajosa ou causando marcas. Borrife a solução em um pano de microfibra e então esfregue o objeto.

Fazer a limpeza sem luvas

Sua pele é superabsorvente e irá “chupar” praticamente qualquer substância com a qual entrar em contato. Mesmo produtos naturais podem causar ressecamento. No entanto, evite as luvas de borracha ou látex: procure aquelas com o interior forrado de algodão, que criam uma barreira ainda mais protetora e são confortáveis.

Limpar manchas de líquidos no carpete apenas superficialmente

Esfregar manchas de urina de animal, vinho tinto e café é um dos maiores erros na limpeza, pelo menos a longo prazo. Se você não remover o líquido da camada mais profunda, ele irá reaparecer eventualmente. Tente esse método: assim que notar a mancha, use uma toalha seca para absorver o máximo de líquido.

Em seguida, ensope o ponto com água gaseificada ou gelada e pressione novamente com outra toalha seca. Pise no pano para potencializar a absorção. Repita este processo até que a toalha não fique mais manchada com a cor do líquido.

Guardar a escova sanitária ainda molhada

A umidade ajuda a proliferar bactérias, por isso, é importante esperar a escova secar completamente antes de armazená-la de volta no recipiente. Prenda o cabo entre a base e o assento da privada e deixe-a escorrendo por pelo menos 10 minutos.

Aspirar o chão. (Crédito: Liliana Drew/Pexels)

Achar que enxaguar a esponja é o suficiente

A esponja de cozinha é o item mais sujo da sua casa. Como os restos de comida e bactérias se escondem nos poros, apenas o enxaguá-la com água se torna um dos erros que todo mundo faz na hora da limpeza. De uma a duas vezes por semana, aqueça a esponja molhada no micro-ondas por dois minutos.

Limpar pelos de animais com um aspirador sem bico

Isso faz com que os pelos soltos em um piso frio ou de madeira sejam tão espalhados quanto sugados. Ou seja, você acaba só alastrando a sujeira. Antes de mais nada, varra todos os pelos visíveis com uma vassoura. Em seguida, passe o aspirador com bico para sugar o que você não consegue ver.

Dicas de casa