A data em que acontece a relação sexual pode ter uma relação direta com a escolha do sexo do bebê. O ginecologista e obstetra Jurandir Passos, especialista em Medicina Fetal do Delboni Medicina Diagnóstica, explica como isso acontece.
Leia também:
Quero engravidar de menina. Como definir o sexo?
Estou tentando engravidar há meses ou anos. Não conseguirei ser mãe?
10 dúvidas sobre ovulação, período fértil e gravidez

“Os espermatozoides que carregam o gene Y, que dão origem a meninos, são mais leves, mais rápidos e menos longevos e, se a relação ocorre tendo a mulher já ovulado, esses espermatozoides atingirão primeiro o óvulo, tendo mais chances de engravidar de menino“, diz.
Ele ressalta, no entanto, que não há nenhuma forma definitiva de escolher o sexo do bebê em uma gravidez natural. E mesmo na reprodução assistida, indicadas para casais com dificuldade para engravidar, eticamente as técnicas de escolha só são permitidas se houver no histórico familiar algum tipo de doença que acometa membros de um dos sexos.
Como engravidar de menino?

Ainda segundo o médico, se o casal deseja ter um menino, o aumento no número de relações sexuais semanais pode ajudar. “Relações mais frequentes aumentam o número de espermatozoides Y no ambiente tubáreo”, diz.
Mas ele ressalta que o testículo do homem precisa começar a ser estimulado dois meses antes, ou seja, o aumento do número de relações por semana deve acontecer dois meses antes do início da tentativa de engravidar para que dê conta da nova demanda de ejaculações.
“Caso contrário, se o casal só aumenta o número de relações no período fértil da mulher, o número de espermatozoides por ejaculação diminui, o que dificulta a gravidez”, explica.