Como aumentar a libido feminina: dicas vão de estilo de vida a terapias alternativas

Mais do que os hormônios, existem outros fatores que podem influenciar a sua vida sexual

Embora tenha muita influencia hormonal, a libido feminina é influenciada por outros fatores. Afinal, há questões emocionais, físicas e até do relacionamento que tendem a deixar o seu desejo sexual maior ou menor.

Por isso, quando pensamos em como aumentar a libido feminina, não há uma única forma. Existe, contudo, algumas estratégias apoiadas por evidências que podem ajudar a despertar ou restaurar o desejo. Veja quais são elas.

Como aumentar a libido feminina?

(Crédito: gpointstudio/freepik)

Priorize estilo de vida saudável

Assim como para outras questões, adotar uma vida equilibrada também é benéfica para o bem-estar sexual. Isso porque adotar uma rotina de exercícios regulares, boas noites de sono e alimentação saudável dá mais energia, melhora o humor e circulação, o que influencia muito a libido.

Pratique terapias alternativas

Terapia cognitivo-comportamental (TCC) e o mindfulness, por exemplo, foram relacionados à melhora da vida sexual feminina em um estudo recente.

Terapias hormonais

Em alguns casos, o desequilíbrio hormonal é a causa da falta de libido. Isso ocorre, por exemplo, durante a menopausa ou perimenopausa. Em casos assim, então, a suplementação hormonal,sob supervisão médica, é uma estratégia que pode ajudar. Um artigo comparativo mostrou que terapias com estrogênio podem elevar o desejo sexual em mulheres na menopausa.

Comunicação

Muitas vezes, a falta de libido pode estar relacionada a algo do relacionamento. Por isso, conversar com o parceiro(a) sobre o que tem sentido e mais profundamente sobre expectativas é fundamental. Relações marcadas por intimidade, confiança e carinho tendem a favorecer o desejo.

Vida sexual