5 dicas para deixar o passado de lado de uma vez por todas

Saudades e até mesmo os recorrentes arrependimentos são sentimentos que costumam deixar as pessoas presas ao passado. Segundo o psicólogo e coach João Alexandre Borba, muitas pessoas insistem em reviver constantemente as lembranças do passado, o que compromete a qualidade de vida no presente.

Leia também
Como lidar com a frustração: 5 dicas para dar a volta por cima 
Significado dos pesadelos mais comuns: está caindo, morte, nudez e mais 
Fazer terapia: 7 sinais de que você precisa de ajuda  

“O passado existe para que as pessoas aprendam com eles. É preciso conviver com o que já aconteceu e que não pode ser mudado, sem cair no erro comum de viver em uma época que não volta mais”, explica ele.

Como superar o passado 

Veja na galeria de fotos como deixar o passado para trás e aproveitar ao máximo o presente para viver melhor:

Evite falar só sobre o passado
O primeiro passo para deixar o passado para trás é superar o mau hábito de falar nele o tempo todo. Depois de fazer uma análise de qual lição pode ser extraída de alguns episódios que passaram, é hora de virar a página e não falar mais sobre o assunto.

Aceite que o passado não pode ser mudado
Segundo o especialista, perder muito tempo pensando no que aconteceu e o que poderia ter sido diferente é um dos erros que deixam as pessoas presas ao passado. “É preciso aceitar que o passado ensinou algumas lições e que isso não pode ser mudado e seguir em frente para aproveitar o que pode ser vivido agora”, completa ele.

Valorize as coisas simples
Outra dica do psicólogo para deixar o passado de lado é valorizar os pequenos momentos de prazer e felicidade do dia a dia. “As pessoas são muito apegadas a eventos grandiosos e se esquecem de que é possível aproveitar ao máximo o presente apenas com pequenas atividades, como um banho relaxante de banheira”, exemplifica.

Descubra atividades que proporcionem prazer
Dedicar tempo a atividades e afazeres que ofereçam satisfação e prazer também é uma medida simples que faz com que a pessoa, pouco a pouco, desapegue das experiências do passado.