Como economizar água na cozinha: 7 dicas para não ficar dependente durante o racionamento

Fervuras, cozidos e até frituras. É difícil pensar em um prato que possa ser feito sem utilizar um pouco de água que seja. Em meio à crise hídrica que afeta uma parcela da população brasileira, vale apostar em medidas para economizar água na cozinha, aparentemente em pequena quantidade, mas que no fim do mês somam mais litros do que você imagina.

Leia também
10 maneiras simples de economizar água
6 maneiras de economizar água ao limpar a casa
Atitudes para não desperdiçar água

Dicas para economizar água na cozinha

Aproveite o vapor

Enquanto você cozinha um alimento na panela com água, suspenda outro sobre a panela para ser cozido ao vapor. Basta colocá-lo em um suporte para esse tipo de cozimento. Se você não tiver esse utensílio, uma opção barata e prática é a rede usada para fritar alimentos em imersão. Posicione-a sobre a panela.

Use vegetais ao invés de água

Eles são ricos em água e a soltam quando são submetidos às altas temperaturas do cozimento. Coloque espinafres, pepinos, cebola e outros alimentos do tipo com apenas um pouco de água na panela para não queimar no início do cozimento e em seguida coloque carne moída, picada, frango ou outro alimento que desejar.

Asse

Opte por preparar carne no forno. Adicione legumes para garantir que ela continue suculenta.

Reaproveite a água de cozimento

Depois de cozinhar frango ou legumes na água, reaproveite-a para cozinhar o arroz. Além de economizar, você enriquece o grão com nutrientes.

Forre suas assadeiras com papel alumínio

Assim, o alimento não vai sujar o utensílio e não será necessário lavá-lo depois.

Use formas e utensílios de silicone

Troque formas tradicionais pelas de silicone. A sujeira não se adere nela com tanta facilidade e o esforço é menor na hora de lavar.

Para lavar a louça em menos tempo

Além da recomendação clássica que diz para ensaboar toda a louça e só depois enxágua-la, sem deixar a torneira aberta, você também pode começar a lavar a louça pelos itens menos engordurados. Dessa forma você não transfere a gordura para os objetos mais limpos, e os lava com mais rapidez, nem precisa lavar a bucha tantas vezes.