Quem tem animais de estimação muitas vezes não imagina que eles podem transmitir doenças. Fungos e vermes são as mais comuns e os gatos são os principais transmissores da doença. Para evitar problemas, é preciso ter atenção redobrada com a faxina e apostar em uma limpeza mais profunda.
Leia também:
Dicas para ter animal de estimação em casa
Existem riscos em animais de estimação para crianças?
Caminha para animais de estimação

O uso de desinfetantes específicos para a higiene de cães e gatos são os mais indicados. Eles podem ser encontrados em petshops e supermercados.

Afaste todos os seus objetos pessoais de higiene dos lugares onde o animal frequenta.

Retire todos os pelos do animal da casa, usando um aspirador de pó. De acordo com o Dr. Rafael Augusto Galesco, da Clínica Galescão, esse cuidado é essencial, já que, os pelos são a principal forma de transmitir doenças.

Separe um lugar da casa onde o animal deve ficar e fazer suas necessidades. Ele deve ser mais afastado de quartos e banheiros. Área de serviço é o lugar ideal.

Proteja suas mãos enquanto recolhe as fezes do animal. Elas também podem transmitir doenças. Por isso, opte por usar uma luva ou recolher com uma pá de cabo extenso.

Evite deixar seu bicho de estimação na cama, mas caso ele suba, lave bem os edredons e lençóis para que não sobrem pelos.