Assim como qualquer outro órgão e célula do seu corpo, e para o bom funcionamento deles, cabelos fortes, vibrantes dependem de uma dieta equilibrada e rica em minerais como zinco, ferro, manganês, proteínas, e vitaminas como A, C, D, E, B e seu composto biotina, além de ácidos graxos, como ômega 3 e 6. Ou seja, sua lista de supermercado precisa ser variada e equilibrada.
Leia também:
Receita natural para o cabelo crescer mais rápido
4 dicas de ouro para fazer o cabelo crescer forte
Alimentação adequada faz o cabelo crescer mais forte
Alimentos que fazem cabelo crescer

Pequenas, mas poderosas, as lentilhas são cheias de proteína, ferro, zinco e biotina, uma substância essencial para a saúde da pele, unhas e cabelos. Outras opções são grãos como a soja e o feijão.

O salmão é rico em proteína, vitamina D e ômega-3, que nosso corpo não é capaz de produzir e nosso cabelo tanto precisa para crescer. Cerca de 3% do fio é composto desses ácidos graxos e o ômega-3 também é utilizado nas membranas das células da pele do couro cabeludo, e nos óleos naturais que os mantêm hidratados. Sardinha, truta, cavalinha, assim como o abacate, sementes de abóbora e nozes também são fontes.

Nozes são as únicas sementes que têm uma quantidade significativa de ácidos graxos ômega-3. Elas também são ricas em biotina, que evita a queda, e vitamina E, que protege as células de danos ao DNA. Nozes também têm cobre, um mineral que ajuda a manter a cor natural do cabelo rico e brilhante.

Cruze no corredor de laticínios e compre opções de baixo teor de gordura, como iogurte grego, que é rico em proteínas, vitamina B5 (ácido pantotênico – um ingrediente muitas vezes que você vai ver nos rótulos dos produtos de cuidado de cabelo), e vitamina D, relacionada à saúde do folículo piloso. Outras opções são requeijão e queijo com baixo teor de gordura.

O ferro, betacaroteno, folato e vitamina C do espinafre ajudam a manter os folículos pilosos do couro cabeludo saudável e seus óleos naturais em circulação. Tente alterná-lo com outras verduras escuras, folhas ricas em nutrientes, como brócolis, couve e acelga.

Aves são extraordinárias fontes de proteína, assim como zinco ferro e vitaminas do complexo B, que mantêm o cabelo saudável, fios fortes e abundantes. Proteínas são, literalmente, blocos de construção para o cabelo. Outra opção são cortes magros de carnes magras.

Ostras são ricas em zinco, mineral cuja ausência pode conduzir à perda de cabelo, bem como, um couro cabeludo escamoso e seco. Apenas três delas representam 49% do seu valor diário recomendado, além de conter um tanto de proteína também. Lembre-se, que o cabelo consiste em cerca de 97% de proteína. Obtenha zinco de nozes, carne e ovos.

As batatas doces são fonte de betacaroteno antioxidante, que seu corpo transforma em vitamina A, essencial para todas as células do corpo. Também ajuda a proteger e produzir os óleos do couro cabeludo. Outras opções: cenoura, melão, manga, abóbora, e damasco também são fontes de betacaroteno.

Grande fonte de proteína, ovos são carregados com quatro minerais essenciais: zinco, selênio, enxofre e ferro. O ferro é especialmente importante, porque ajuda as células a transportar oxigênio para os folículos pilosos, e sua carência (anemia) é uma das principais causas de perda de cabelo, especialmente em mulheres. Aumente estoques de ferro também com carnes magras.

Mirtilos são exóticas e raros, mas quando se trata de vitamina C, é difícil uma alternativa que o supere. Além disso, seu nutrientes são fundamentais para a circulação do couro cabeludo e compatível com os minúsculos vasos sanguíneos que alimentam os folículos. Pouca vitamina C em sua dieta pode levar à ruptura do cabelo. Outras fontes são kiwi, batata-doce, tomate e morango.