Seja por conta da pressa em um dia mais corrido, ou por imaginar que a hidratação do condicionador só traz benefícios, tem muita mulher de cabelo crespo que adota o condicionador como o milagreiro de todas as causas. Nem sempre o hábito é benéfico. É preciso entender que a formulação do creme tem o objetivo de selar as cutículas, e que aproveitar sua umectação – um dia ou outro – deixando um pouco de resíduo do produto nos cabelos, não necessariamente é prejudicial.
Leia também:
Usar shampoo antes do condicionador é mesmo melhor para o cabelo?
Utilidades do condicionador que você não conhecia
O que aconteceria se você não usasse shampoo por 5 anos?
Tipo de condicionador
Não precisa necessariamente ser um produto indicado para cabelos cacheados. Segundo a Rayza, nunca um shampoo, creme, condicionador, finalizador para cabelos extralisos alisou os fios dela. “O certo, claro, é você utilizar um produto que fique adequado ao seu cabelo. Se ficar bom para você, pode usar sem medo”, aconselha.

Pode ser passado na raiz?
Sim, se sua raiz não é oleosa, não há contraindicação. Rayza revela que depois de fazer a fitarem das mechas, faz uma umectação nas raízes também. “O que não é legal é passar muito produto, que permaneça mantendo a raiz molhada por muito tempo”, sugere.
Frequência de uso
Usar o condicionador diariamente após o shampoo é a indicação correta. Por via de regra, sempre que lavar ou molhar o cabelo, use condicionador. Agora, nunca adote o condicionador como único produto para limpar o cabelo. Ele não foi desenvolvido para isso. E, caso não sinta necessidade, seu uso não é obrigatório.
Máscara antes ou depois do condicionador?
O shampoo tende a abrir as cutículas do fio e o condicionador foi desenvolvido justamente para fazer o selamento delas. Se você usa uma máscara hidratante, nutritiva ou de reconstrução, opte por aplicar com as cutículas ainda abertas para aumentar a absorção dos compostos ativos do produto.
Pode deixar condicionador no cabelo?
“A tendência de deixar o produto no cabelo começou com a recomendação de um cabeleireiro especialista em cachos, mas que só utiliza cosméticos sem sulfato, silicone ou parafinas”, explica. Como saber qual a melhor fórmula para isso? Prefira testar a técnica com condicionadores levinhos, suas composições são muito parecidas, quando não iguais, as de um leave-in.
“Se for fazer a experiência, evite apenas deixar produtos que contenham óleo mineral e parafina líquida. E, de preferência, que não tenham silicones”, completa. A dica da blogueira é: experimente.
Assista aos toques da Rayza Nicácio: