Quando estiver calor, você NÃO deve fazer essas 5 coisas no seu cabelo, segundo médica

Com o clima quente alguns cuidados com os cabelos precisam ser redobrados, principalmente em situações de exposição ao sol, água salgada e cloro. Segundo a dermatologista Dra. Elizete Kaffer, o clima contribui para a dilatação de vasos sanguíneos e maior descamação de restos celulares, podendo aumentar a oleosidade do couro cabeludo como mecanismo de defesa.

Leia também:
7 coisas que o seu cabeleireiro odeia que você diga (mas você sempre diz) 
O que comer no verão para ter cabelos, pele e unhas mais bonitos? 
7 cuidados que seu cabeleireiro gostaria que você tivesse neste verão 

“O excesso de suor, areia ou resíduos, juntamente com o excesso de células mortas e a oleosidade que é mais produzida no verão, aliados ao clima quente e úmido, favorecem o surgimento de dermatites, micoses e inflamações no couro cabeludo”, ressalta a especialista em tricologia.

No entanto, nesse excesso de cuidados com os fios, é comum que se cometa alguns erros, que podem prejudicá-los. Confira 5 deles, listados pela médica.

O que evitar nos fios durante o verão

Utilizar os protetores solares para a pele no couro cabeludo. Isso porque podem obstruir os óstios foliculares (poros dos fios), provocando queda de cabelos.

Apostar nos selantes de pontas à base de silicone e depois se expor ao sol ou ao calor do secador de cabelos. Isso gera uma desnaturação do produto, que se dissolve dentro das fibras capilares, desestruturando os fios.

Prender ou tracionar o cabelo molhado. Quando molhado, o fio aumenta sua elasticidade em 100%, tornando-se mais maleável. Ao secar, retorna à elasticidade normal. Ao ser tracionado úmido, o risco de fratura do fio por distensão aumenta.

Usar os mesmos shampoos, produtos de hidratação, tonalização e alisamento utilizados no inverno durante o verão.

Utilizar máscaras nutritivas depois de aplicar o condicionador, que fecha a cutícula do fio, impedindo a penetração da máscara.

O que é recomendado?

A recomendação é que os cabelos sejam sempre lavados, sobretudo depois de atividades físicas, mesmo que para isso seja preciso lavá-los mais de uma vez ao dia.

Investir em shampoos a base de ervas com jaborandi, jojoba e babosa para higienizar o couro cabeludo adequadamente.

Atentar-se para a existência de substâncias fotoativas ou fototóxicas (que reagem com o sol, tornando-se tóxicas ao fio) em produtos como shampoos, máscaras e óleos.

Dar preferência aos produtos que contenham substâncias fotoprotetoras ao fio, evitando a oxidação da fibra capilar com o excesso de exposição ao sol.

Para aqueles que têm cabelos finos e ralos, especialmente calvos, idosos e crianças, devem utilizar produtos com fotoproteção e bonés ou chapéus.