Surgiu uma espinha: 7 soluções rápidas e 4 coisas para NÃO fazer de jeito nenhum

Quando aparece uma espinha, é muito comum que o pensamento mais frequente seja: foi a sujeira da pele que favoreceu o aparecimento da lesão. E o primeiro passo, normalmente, é sair exagerando na limpeza, na frequência no uso de tônicos e adstringentes.

Leia também:
Argila elimina espinhas e evita rugas
Limpeza de pele: como fazer?
Máscara caseira devolve hidratação à pele

Saiba que cravos e espinhas não são causados pela sujeira e nem será o excesso de limpeza que ira livrá-la da acne. Abaixo estão algumas maneiras de cuidar da pele e conviver com a acne numa boa.

Receitas emergenciais

1. ácido acetilsalicílico
Esmigalhe um comprimido pequeno de aspirina e misture com a quantidade de água suficiente para fazer uma papinha. Na pele limpa e seca, aplique a solução e deixe agir por 10 minutos sobre a espinha. Depois, lave com água morna e não passe nenhum outro produto por cima, pelo menos nas primeiras horas.

2. argila
Misture meia colher de chá de argila cosmética em uma colher de chá de água destilada e coloque sobre a espinha. Passe antes de dormir, e cubra com um esparadrapo, ou band-aid, e deixe por toda a noite. Na maioria dos casos, a espinha terá desaparecido na manhã seguinte.

3. óleo de lavanda
Misture uma gota de óleo essencial de lavanda com uma gota de óleo de copaiba, que tem efeito anti-inflamatório. Também deixe agir a noite inteira para ter bons resultados. Se precisar, repita na noite seguinte.

4. mel e canela
Faça a mescla de duas colheres de sopa de mel e uma colher de chá de canela em pó. Espalhe sobre as espinhas, e deixe por 20 minutos. Repita todos os dias.

5. tomate
Esmague um tomate bem maduro, e passe por uma gaze para retirar o sumo. Passe o líquido no rosto, e deixe agir por uma hora, também repetindo diariamente.

6. maçã e mel
Rale metade de 1 maçã e adicione mel o suficiente para formar uma pasta grossa. Coloque sobre as espinhas, e deixe agir por meia hora. Faça a aplicação diariamente.

7. manjericão
Leve uma colher de sopa de folhas de manjericão para ferver em uma xícara de água. Deixe descansar por 10 minutos e esfriar, antes de coar para aplicar no rosto. Deixe agir por 20 minutos, e lave com água morna.

O que não fazer?

istock

1. Excesso de limpeza

Lave sua pele suavemente e sem exagero. Ainda que ajude a remover impurezas como a poeira e a oleosidade acumulada nos poros, lavar o rosto excessivamente pode levar à secura e irritação, ocasionando mais erupções. É aconselhável que você evite esfregar o seu rosto, pois isso pode irritar a pele.

2. Cabelo sujo e oleoso

Lave sua cabeça, couro cabeludo e cabelos regularmente. Se você tem cabelos oleosos, então, deve priorizar lavá-los todos os dias. E, caso também sofra de outros quadros de desequilíbrio do couro cabeludo como caspa e dermatite seborreica, trate com xampus adequados para que não facilitem ainda mais o aparecimento da acne.

3. Cutuco na sua pele

Espremer uma espinha pode fazer com que permaneça inflamada por mais tempo. Quando você aperta e tenta extrair uma espinha, pode estar empurrando ainda mais profundamente as bactérias para dentro da pele, causando inchaço e irritação e cicatrizes vermelhas ou marrons. Às vezes, essas marcas podem levar meses para desaparecer ou se tornam cicatrizes permanentes.

4. Excesso de exposição solar

Evite ficar no sol, principalmente, se você faz uso de alguma medicação contra acne. Elas podem causar queimaduras em algumas pessoas. Embora um bronzeado possa, temporariamente, mascarar as espinhas, o sol pode causar ressecamento e irritação da pele resultando em sucessivos surtos de acne no futuro.