É verdade que prender o cabelo da criança faz mal?

Apesar de finos e raros em grande parte dos bebês, os cabelinhos podem ganhar das mamães mais vaidosas pequenos acessórios e presilhas. Quando a menina cresce um pouco, então, é praticamente irresistível fazer penteados fofos com rabos de cavalo e maria-chiquinha para brincar com o visual da pequena. De maneira geral, não há nenhum tipo de proibição ou perigo, mas alguns cuidados precisam ser tomados.

Em primeiro lugar, é preciso evitar o uso de muita força na hora de prender os cabelos da criança para que não ocorra quebra dos fios ou até mesmo, em casos mais extremos, uma  alopecia de tração, que pode levar à calvície definitiva se não for identificado e tratado rapidamente.

A alopecia de tração é associada a uma tensão frequente nos fios que acontece quando um penteado é feito com muita força. Rabos de cavalo, coques e tranças apertadas podem causar o problema, assim como fazer escova ou passar longos períodos com uso extensões.

Além de ter cuidado com a força aplicada no elástico ou presilha, vale ainda saber que prender os cabelos quando eles estão molhados ou úmidos pode provocar micoses por causa da proliferação de fungos. O acessório também merece atenção: evite pequenas presilhas que podem ser engolidas pela criança, promovendo risco de sufocamento.

Fotos das comemorações:  Deborah Secco faz festa para cada mês da filha