Títulos reais são mais importantes do que muita gente imagina, pois definem a posição e as responsabilidades de cada membro da Coroa. Muito se especulou sobre, quando o príncipe Charles se tornasse rei, se Camila deveria adotar o título de rainha consorte. E agora finalmente toda polêmica está resolvida.

É mais do que sabido que a relação entre o herdeiro do trono e a Duquesa da Cornualha foi uma verdadeira montanha-russa no passado.
O protocolo real os impediu de se casarem na juventude, de modo que ela casou com Andrew Parker Bowles e Charles, com a princesa Diana.

Após o divórcio de ambos (Camila em 1995 e Charles em 1996) eles buscaram a aprovação da Coroa para se casar e a obtiveram em 2005.

Como era de se esperar, a opinião pública não concordou com a união, principalmente porque Lady Di, falecida em 1997, sempre foi muito querida.
A segunda esposa do príncipe, então, refletiu sobre suas ações e tomou uma decisão.

Ela anunciou à realeza que não queria se tornar a nova princesa de Gales (título que correspondia a ela porque é casada com o herdeiro do trono e pertenceu anteriormente a Diana) e pediu que lhe dessem outro título. Foi assim que ela se tornou a duquesa da Cornualha.
O motivo era claro: ela sabia que somente Diana poderia carregar esse reconhecimento e, por respeito, preferiu não adotá-lo.
Consequentemente, quando Charles herdasse a Coroa, ele seria rei, mas ela optaria por não ser rainha consorte.

Quando chegasse a hora, a duquesa se tornaria princesa consorte, título semelhante ao de Philip, marido da rainha Elizabeth II.
Detalhe: quando uma mulher chega ao trono por herança, seu parceiro não pode ser rei. No entanto, este não é o caso quando é um homem que assume a coroa. Nesse caso, sua esposa se torna rainha consorte.
https://www.instagram.com/p/CHLWqxTAa1P/?lite=1
Os motivos de Camilla, dizia-se, era continuar respeitando Diana, pois sabia que o público a via como sua futura rainha.
Porém, agora, com morte da rainha Elizabeth II e ascenção de Charles ao trono, foi anunciado que ela será, sim, rainha consorte. Anteriormente, a rainha Elizabeth já havia anunciado também que era de sua vontade que Camilla fosse rainha consorte, e não princesa, quando Charles fosse rei, agora Charles III.
A decisão pode estar relacionada ao fato de Diana nunca ter utilizado o título de rainha. Seria esta uma nova fase para Charles e Camilla, com maior aceitação por parte do público e da mídia?

Fatos e curiosidades sobre a família real
- O que realmente aconteceu entre Diana e Charles: 5 fatos da tumultuosa relação
- Rainha Elizabeth teria aguentado traições em seu casamento até quando esteve grávida
- “Harry” não é nome, mas sim apelido: 6 fatos pouco conhecidos sobre a realeza