Vermelhos poderosos e castanhos sexys são as tonalidades mais quentes da temporada de inverno. Na caixinha da coloração, o brilho dos cabelos das modelos salta aos olhos deixando-a ansiosa para aderir a tendência. Mas como a mulher da vida real está exposta ao sol, vento e cloro da água do chuveiro, aquele aspecto de recém-saída do salão escorre pelo ralo.
Quem pinta os cabelos não pode descuidar das madeixas desde a primeira pincelada de tinta. “Procure usar produtos de excelente qualidade. Marcas que oferecem cobertura total dos fios apresentam maior durabilidade da cor. Elas fecham a cutícula dos fios e garantem mais fixação”, aponta Romeu Felipe, beauty artist do salão paulistano Weslley de Faria Hair.
Para coloração caseira, opte por produtos com agentes hidratantes. “Atualmente, a maioria dos produtos já trata os fios. Mas aquelas ampolinhas ou sachês de pré e pós-aplicação evitam que a cor sofra oxidação durante o enxague. Normalmente, os shampoos de uso doméstico tem ph diferente da tintura, por isso ocorre esse desequílbrio. Os tratamentos corrigem essa reação, fazendo com que a cor fixe melhor”, ensina Felipe.
O arsenal pró-coloração também é indispensável. Com o produto certo, a cor permanece intacta por mais tempo. “Parece besteira, mas usar shampoo e condicionador para cabelos coloridos e fazer uma hidratação com creme de tratamento da linha a cada 15 dias é fundamental. Esse tipo de produto tem nutrientes essenciais para manter a pigmentação, além de restaurar o brilho”, explica o beauty artist.
Apesar de aparentemente mais fracos, durante o inverno os raios solares continuam vilões da cor. “O sol queima os fios fazendo com que a cor desbote. Se você vai aproveitar um dia mais quente para ir à praia, não se esqueça de aplicar um protetor solar para os fios. Para exposição diária, um leave-in para cabelos coloridos dá conta do recado”, diz.
A próxima visita ao salão deve ser feita religiosamente a cada trinta dias. “Esse é o tempo ideal para o retoque, sobretudo em cabelos clareados, já que a cor vai ganhando um aspecto alaranjado. Nesse período, vale aplicar a tinta somente na raiz crescida. A cada dois meses, puxar o produto até as pontas para renovar a cor”, finaliza Felipe.






