Você está pensando em mudar a cor do cabelo. Mas tem dúvida se recorre à tintura ou ao tonalizante. Tudo depende do resultado que você quer. A hair stylist Mônica Aguirre,do Studio W, em São Paulo, explica que a principal diferença está na fórmula.
A do tonalizante é menos agressiva que a da tintura, porque não contém amônia.
A tintura age em toda estrutura do cabelo, enquanto o tonalizante deposita pigmentos na cutícula do fio. Por isso, desbota mais rápido. Mônica, no entanto, explica que hoje existem marcas de alta tecnologia, que fazem com que os tonalizantes durem tanto quanto a tintura. Para a cor se manter bonita por mais tempo, use shampoos específicos para cabelos coloridos e mantenha os fios bem hidratados.
A coloração deve ser retocada, em média, uma vez por mês. Vai depender da velocidade em que seu cabelo cresce e do que você deseja: apenas manter a cor ou esconder os cabelos brancos. “Quem deseja uma cobertura perfeita tem que usar colorações e tonalizantes próprios para cabelos brancos, chamados de base”, diz Mônica.
A cabelereira explica que uma coloração não consegue clarear a outra. Então, se você é morena e quer ficar loira, precisa recorrer à tintura. Agora, se o objetivo é escurecer o cabelo, a melhor opção é o tonalizante, que não contém amônia.
Independentemente do processo que você escolher para mudar a cor dos fios, é fundamental hidratá-los regularmente e usar produtos específicos para cabelos coloridos. Não podemos nos esquecer que a tintura e o tonalizante agridem a estrutura do fio. Bons produtos ajudam a recuperar a hidratação e as substâncias que fazem parte do cabelo saudável.






