Gabriela Spanic, atriz venezuelana que ficou conhecida no Brasil todo por interpretar a icônica Paola Bracho, na novela “A Usurpadora”, do SBT, esteve no Brasil recentemente e aproveitou a estadia para experimentar um dos procedimentos estéticos queridinho das famosas.
O tratamento adotado pela estrela de novelas mexicanas foi o Fotona 4D, um dos procedimentos que Ivete Sangalo fez para combater o melasma, e que promete melhorar a elasticidade da pele e promover rejuvenescimento, aumentando a produção de colágeno.
Gabriela Spanic no Brasil

A atriz venezuelana escolheu a Human Clinic, do médico Ivan Rollemberg, para realizar o tratamento que ajuda na sustentação e elasticidade, visando aumentar o colágeno da pele. O procedimento trata a camada da pele denominada derme e o ideal é que seja realizado em três ou quatro sessões.
De acordo com o médico Fernando Macedo, que foi o responsável por realizar o Fotona 4D na atriz, ele consiste na combinação de diversos lasers e foi reconhecido como técnica 4D por seus efeitos duradouros.
“A quarta dimensão é o tempo. Os efeitos são, de fato, duradouros. Por isso, este protocolo foi batizado de 4D. É um tratamento muito interessante, no sentido de manter-se jovem com a pele firme e bem cuidada”, explica.

O que é Fotona 4D?
O tratamento combina dois tipos de lasers: o ND Yag e o Erbium Yag. Juntas, essas tecnologias atuam tanto nas camadas mais profundas da pele, quanto nas linhas finas, apresentando resultados na flacidez profunda, no relevo, na textura e no contorno facial, dando assim os efeitos tridimensionais.
De acordo com a dermatologista Karla Assed, os dois tipos de lasers combinados possuem uma função ainda mais potente. O laser Erbium Yag é um laser ablativo que vai melhorar as rugas finas, profundas, poros, cicatrizes e a textura da pele. Já o Nd Yag 1064 é um laser profundo, usado para vasos e também para flacidez. Ele também pode ser usado para depilação definitiva e flacidez de corpo.

Um deles pode ser usado para rejuvenescimento de outras partes do corpo, além do rosto e também para o tratamento de alguns problemas de pele. “O Erbium pode ser utilizado para rejuvenescimento vaginal e incontinência urinária. É utilizado também para acne em atividade, queloide, siringoma e onicomicose”, diz a médica.
Karla explica que o grande diferencial do protocolo está nas ponteiras utilizados no equipamento que promove o Fotona e permite um tratamento mais abrasivo e, consequentemente, efetivo.
“Ele possui várias ponteiras diferentes que vão agir para combater o fotoenvelhecimento cutâneo, suavizar rugas superficiais e profundas, manchas, cicatrizes de acne, poros dilatados, vasos, rosácea, flacidez, papada e contorno facial. Pode ser usado ao redor dos olhos para melhorar a flacidez palpebral e clarear olheiras. No tratamento Fotona 4D é utilizado também uma ponteira intraoral, para deixar os lábios mais firmes, levemente projetados e melhorar o contorno facial”, explica.
Quantas sessões de Fotona 4D são necessárias?
As sessões podem variar entre 30 a 60 minutos e, segundo a dermatologista, devem ser realizadas em torno de 3 a 5 sessões, com intervalo de 15 dias entre cada ou até mesmo uma vez por mês, a depender do tratamento e indicação clínica.
O Fotona pode ser realizado em qualquer tipo de pele, inclusive nas peles morenas e negras, pois não tem interferência do laser com o fototipo. É importante que o paciente respeite as orientações no pós, como o uso de protetor solar, evitar realizar esfoliação ou qualquer tipo de procedimento que possa irritar o local.
Tratamentos estéticos das famosas
- Viviane Araújo fez microagulhamento: o que é?
- Tratamento promete bumbum de 2.000 agachamentos em apenas 30 minutos
- Tratamento de Anitta contra celulites está 3 vezes mais forte e age na gordura localizada