O retorno de leite em vômitos após a mamada pode ser um sinal de que o bebê sofre de refluxo. A condição é bastante comum em recém-nascidos e deve apenar ser fonte de preocupação quando ocorre com muita frequência, dura muito tempo ou se o material refluído aparece em grandes quantidades elevadas.
Bebê com refluxo

O que é
O refluxo no bebê nada mais é do que o resultado da imaturidade do esfíncter esofágico inferior, uma válvula que impede a volta do conteúdo do estômago para o esôfago. Isso ocorre porque o sistema digestório da criança apenas começa a ficar mais consistente a partir do quinto mês de vida.
Sintomas
A neonatologista Claudia Neves, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), explica que os sintomas de refluxo em recém-nascidos podem variar de acordo com a gravidade do problema. Entre os sinais estão:
- Vômitos
- Soluço constante
- Recusa alimentar
- Sangramento digestivo
- Dificuldade respiratória
- Episódios de redução do ritmo cardíaco
- Irritabilidade excessiva
- Choro constante
- Ganho de peso

Tratamento
Apenas em casos em que o refluxo se apresenta de forma mais intensa e grave pode ser necessário um tratamento medicamentoso, com uso de remédios que favorecem o esvaziamento gástrico e a motilidade gastrointestinal da criança.
Normalmente, o problema tende a desaparecer sozinho antes de a criança completar 12 meses de vida. Medidas simples também podem acabar com os refluxos. Portanto, se seu bebê sofre com a condição, tente seguir os seguintes passos:
- Evite balançar demais o bebê
- Evite vestir o bebê com roupas que apertem a barriga
- Não deixe o bebê chorar por muito tempo
- Procure elevar a cabeceira do berço, colocando um calço de 10 cm
- Mantenha o bebê na vertical durante as mamadas
- Após a mamada, deixe o bebê no colo, na posição vertical, por 30 minutos

Alimentação da mãe interfere no refluxo?
Como o refluxo do bebê indica apenas uma imaturidade de seu sistema digestório, a alimentação da mãe que amamenta raramente influencia na condição. Apenas em casos bastante raros, em que a criança sofre de alergia à proteína do leite de vaca (APLV), os refluxos podem ser uma consequência do consumo do alimento por parte da mãe.

A APLV consiste em uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas presentes no leite, como caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina. No caso de aleitamento exclusivo, a mãe deve deixar de consumir leite de vaca e derivados para não afetar o bebê.
Amamentação e leite materno
- 3 sinais indicam problema na língua do bebê que atrapalha amamentação
- Conserve o leite materno por muito mais tempo com estas dicas simples
- Amamentação não só alimenta o bebê: afeta respiração e até jeito de comer