10 alimentos podem sumir se abelhas forem extintas: chocolate, café e mais

por | maio 20, 2019 | Ciência

O número de abelhas está caindo drasticamente ao redor de todo o mundo. Nos Estados Unidos, os apicultores perdem cerca de 30% de suas colônias por ano desde 2006.

No Brasil, segundo um levantamento feito pela ONG Repórter Brasil, no primeiro trimestre de 2019, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas por apicultores em quatro estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O inseto é o principal responsável por mais da metade do cultivo de alimentos em todo o mundo e seu fim pode acarretar na extinção de frutas, legumes e grãos.

Fim das abelhas: alimentos que serão extintos com elas

De acordo com especialistas e pesquisas laboratoriais, um dos principais causadores da morte das abelhas são agrotóxicos à base de neonicotinoides e de Fipronil, utilizados contra pragas principalmente em culturas como maçã, soja e girassol.

Essas substâncias são fatais para insetos e quando aplicadas por pulverização aérea, se espalham por até 5 quilômetros da lavoura, atingindo assim, as abelhas.

O progressivo aquecimento global também parece ter um papel importante, já que as temperaturas passam a exceder as tolerâncias historicamente observadas por esses animais. Um recente estudo publicado pelo periódico científico Science mostra que a incidência crescente de dias incomumente quentes está aumentando as taxas de extinção local na América do Norte e Europa.

Considerando que, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mais de 75% das culturas alimentares do mundo dependem da polinização, se esses insetos sumirem, vários alimentos serão extintos com eles.

Acontece que, quando vai colher o néctar, a abelha leva o pólen de uma parte para a outra da flor e também de uma flor para a outra e sem isso, a planta não se reproduz.

Sem a polinização, a reprodução de várias flores que são responsável pelo desenvolvimento de frutos, seriam prejudicadas. O resultado?

Alimentos como maçã, pera, abacate, abóbora, melão, melancia, cereja, pimenta, chocolate, café poderiam sumir do planeta!

Shutterstock

A diminuição do número de abelhas pode colocar em risco cadeias e teias alimentares inteiras. É por isso que dizem que, se elas forem extintas, a humanidade será a próxima da fila!

Abelhas: por que são tão importantes?