
Imaginar o futuro é um dos exercícios mais curiosos da humanidade. Muitas previsões que cientistas e escritores de ficção tiveram há séculos atrás se concretizaram – outras, ainda não.
Leia também: 20 momentos históricos registrados pela fotografia
Grande exemplo é o do escritor Julio Verne: no clássico “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de 1869, imaginava como seriam os mergulhos e as viagens submarinas – algo que se concretizou no século XX. Ainda mais incrível, na obra antecessora, “Da Terra à Lua”, de 1865, imaginou como de fato o homem chegaria ao satélite de seu planeta, algo que aconteceu 104 anos depois.
Em 1900, o artista francês Jean-Marc Cotê publicou uma série de pinturas imaginando como seria o avanço técnico-científico da humanidade no ano 2000. Algumas realmente chegaram a acontecer – enquanto outras ainda estão distantes de nossa realidade.
Veja essa ‘previsão’, em 20 pinturas:
#20 Bombeiros voadores

Bombeiros com asas que pudessem chegar nos mais altos edifícios, para apagar incêndios e salvar vidas. Ainda estamos longe disso.
#19 Policiais e ladrões com asas

Perseguições pelos céus? Ainda não desta forma.
#18 Carteiros voadores

Parece que, naquela época, todos estavam fascinados com a possibilidade de voar. Infelizmente, os carteiros ainda não desfrutam desse aparato: têm que andar nas ruas, a pé, para entregar as correspondências.
#17 Caçadores com asas

Se existissem, todas as aves correriam sério risco de extinção.
#16 Barcos voadores

Uma mescla bem particular entre barco, avião e dirigível. Nada aproximado ainda foi feito neste século, mas vale exaltar a criatividade do desenho.
#15 Partidas de tênis no ar

Se o “Harry Potter” popularizou o fictício ‘quadribol’, por que não imaginar a possibilidade de raquetadas pelos ares?
#14 Críquete submarino

Submergir, para jogar. Muito distante da realidade.
#13 Corridas submarinas

Peixes como meios de transporte e plateias inteiras embaixo d’água? Isso não deve acontecer mesmo.
#12 Pescadores de gaivotas

Imagine só: estar dentro do mar para caçar o que se está no ar. Não seria uma espécie de ‘vingança’ aos predadores dos peixes?
#11 Hipocampo de mergulho

Cavalos marinhos com a mesma função de cavalos com quatro patas. Estamos bem longe disso (ainda bem!).
#10 Submarino carregado por uma baleia

Aprisionar um meio de transporte numa baleia parece ser mais uma forma cruel de tratar o animal marítimo, que algo engenhoso. Com a invenção do motor, não tem por que investir em algo desse tipo.
#9 Casa móvel

Até que não seria tão mal levar sua casa onde quer que fosse. Não, um trailer não substitui algo desse tipo.
#8 Construtor automático

Ainda que não seja uma previsão tão condizente com a nossa realidade, é inegável que evoluímos nesse sentido. Afinal, gruas e guindastes são aparatos fundamentais para grandes construções.
#7 Alfaiate automático

A tecnologia permitiu a produção de roupas em massa, mas uma máquina que ajude um profissional como o alfaiate a personalizar o tamanho de sua vestimenta não é lá uma invenção muito cobiçada.
#6 Serviço doméstico automático

Eis uma boa proximidade com o avanço dos aparelhos eletrodomésticos hoje praticamente essenciais, como aspirador de pó e enceradores.
#5 Salão de beleza automatizado

Um salão de beleza com diversos pedais em vez de cabeleireiros e manicures? Que graça teria se produzir num lugar desses?
#4 Barbeiros automáticos

Os barbeadores foram inventados, mas ainda não fazem o serviço completo.
#3 Agricultura automatizada

Uma previsão acertada: tratores e sistemas complexos de irrigação ajudaram o homem a obter colheitas mais frutíferas – ainda que a imagem de um fazendeiro controlando tudo da varanda de casa seja uma realidade distante.
#2 Leitor automático de livros

Os audiobooks tiveram relativa popularidade no auge da era do CD. A ideia de que ler um livro seria uma prática cada vez menos comum foi prevista nesta pintura. Imagine só: uma máquina em que colocamos o livro, para que traduza automaticamente para áudio! Engenhoso, claro.
#1 Gestação automática de pintinhos

Uma máquina capaz de acelerar o processo de nascimento de pintinhos é pra lá de fantasioso, mas bem que poderia ajudar a resolver o problema da fome mundial.
Leia também: 5 coisas que já existiam na Antiguidade e a gente não sabia





