Costumes e ciência andam lado a lado na história moderna da humanidade. Em alguns momentos se complementam e em outros se estranham. Muitas práticas tradicionais foram negadas nos métodos científicos, mas, por outro lado, tantas superstições pautaram pesquisas que encontraram respostas racionalizadas para aquilo que ancestrais afirmaram pela intuição.
Entre tantos mitos que são ditos, repetidos e praticados, alguns deles a ciência moderna já provou: não fazem sentido. Selecionamos 35 mitos, lendas e costumes que não condizem com a realidade, a partir de um levantamento realizado pela publicação científica norte-americana Science Alert.
Língua segmentada por sabores
Essa imagem que mostra uma divisão de sabores na língua é bastante famosa. Mas ela não é tão verdadeira quanto se imagina: algumas partes da língua são ligeiramente mais sensíveis alguns gostos, mas apenas ligeiramente. Você é perfeitamente capaz de sentir algo amargo na ponta da língua, por exemplo.
Buraco sem fundo
Buracos negros não são buracos, no sentido mais comum do termo. São concentrações super densas de massa com enorme força gravitacional.
Pequeno Napoleão
Napoleão era baixinho? Não para a época: o líder francês tinha 1,68 metro, uma altura normal na França dos séculos 18 e 19.
Acordar sonâmbulos é perigoso?
Acordar sonâmbulos não é perigoso – eles não terão um infarto ou algo do tipo – mas pode não ser a opção mais agradável. Para evitar a confusão mental ou o estresse, o ideal é conduzi-los de volta à cama em segurança e nunca (NUNCA!) deixá-los andando sozinhos por aí.
Touros atacam cor vermelha
Touros não odeiam vermelho, o que os aflige mesmo é o movimento dos panos chacoalhados à sua frente. Eles sequer podem distinguir cores.
Muralha vista do espaço
A Grande Muralha da China não pode ser vista do espaço. Nenhuma construção humana pode, na verdade.
Bananeira é árvore
É isso mesmo: a banana que você come não dá em árvores. A planta que chamamos de bananeira é, na verdade, uma erva gigante que produz tais frutos.
Chapéu de chifres
Os vikings não usavam capacete de chifres. Essa lenda isso foi inventada para uma ópera de Richard Wagner no século 19.
Saliva é suor de cão
Os cães não transpiram pela saliva – a função da secreção está relacionada ao sistema digestivo do animal. Seu controle de temperatura ocorre nas patas, mais precisamente nas plantas das patas.
Cegueira dos morcegos
O Batman não é o único: todos morcegos podem ver. Não só ver, como podem se guiar por geolocalização, como os modernos GPS.
Einstein tirava notas baixas
Einstein era ótimo aluno, com uma ou outra escorregada. A lenda de que ia mal na escola se refere a um “vestibulinho” que ele não passou.
Tortura fake
Iron Maiden (que inspirou o nome da banda de heavy metal) não foi um aparelho de tortura, mas um objeto que simulava tortura criado para exibições comerciais no século 18, como circos, por exemplo.
Comer + água = perigo
Comer e entrar na água não vai te matar, o risco maior é de ingerir muito álcool e entrar na água. O que não pode de jeito nenhum é terminar a refeição e praticar atividade física intensa, seja bater uma bola ou uma competição de natação.
Apenas cinco sentidos?
Não, não são apenas cinco sentidos que temos. Na verdade são mais de 20, entre eles a fome, a sede, o equilíbrio…
Dinossauros e homens juntos
Essa parece fácil, não para os norte-americanos: 41% deles acreditam que homens e dinossauros coexistiram. Foi quase: “apenas” 63 milhões de anos de diferença.
Cinto de castidade
O cinto de castidade não tinha como objetivo proibir o adultério, mas sim a masturbação. No século 19, acreditavam que o “autoprazer” causava prejuízo ao organismo.
Nós evoluímos dos macacos
Não, o homem não evoluiu do macaco. Mas somos primos próximos: temos um mesmo ancestral genético de aproximadamente 7 bilhões de anos.
Raspar o cabelo o engrossa
Raspar o cabelo não deixa ele mais fino ou mais grosso. O pelo ou cabelo cresce exatamente na mesma espessura e cor, só parece assim porque não tem a ponta.
Açúcar gera hiperatividade
Açúcar faz mal em diversos sentidos, mas não é causa de hiperatividade – estudos mostram que crianças com zero consumo de açúcar apresentam o problema.
Morto por uma moeda
Sabe aquela história de que alguém morreu atingido por uma moeda? É mentira: a velocidade máxima que uma moeda chega é 80 km/h – para matar, teria que ser superior a 350 km/h.
10% do cérebro
Usar 10% do cérebro é apenas uma metáfora sobre a capacidade que este órgão tem. Na realidade, todas as células neurais funcionam igualmente.
Reis magos
Os três reis magos não eram três. Nem reis. Talvez magos. Na verdade, na Bíblia não há qualquer citação a eles, além da passagem em que Marcos relata que “magos do Oriente” levaram presentes a Jesus.
Álcool aumenta temperatura do corpo
Tomar uma bebida alcoólica para combater o frio não é a melhor estratégia. O álcool dilata os vasos sanguíneos e aumenta a temperatura epidérmica, mas abaixa a temperatura interna do corpo.
Leite causa muco
Leite não aumenta o muco. A lactose pode agir em diversas frentes e comprometer o sistema imunológico, mas não tem nada a ver com muco.
Sal na água
Colocar sal na água faz ela ferver exatamente no mesmo tempo que ferveria sem sal. Isso mesmo, pode fazer o teste: o sal não faz diferença alguma.
Álcool mata neurônios
É uma meia verdade: no caso de consumo elevado da substância, sim, pode matar células. Mas para quem faz apenas usos ocasionais, isso não acontece.
Sexo atrapalha desempenho esportivo
Atletas bad boys, quem diria, podem estar certos. Não há nada que justifique abstinência sexual antes de jogos importantes – na verdade, a elevação da testosterona pode até ajudar.
Lados do cérebro

Sabe qual a diferença entre o lado esquerdo e direito do cérebro? Nenhuma. Ok, há, sim, diferenças, mas ambos os lados podem coordenar as mesmas funções.
Horário e anti-horário
A descarga de água na privada desce igual nos hemisférios Sul e Norte. As diferenças de fluxo são resultantes da mecânica do objeto, mas não do efeito Coriolis, efeito visual relacionado à rotação.
Sete anos para o chiclete
Se você engole um chiclete, ele não é digerido em sete anos. Na verdade, nunca é digerido: ele sai do jeito que entrou.
Faixas-preta milenares
Faixa-preta é um título dado aos mestres milenares de artes marciais, não? Não. A faixa foi estabelecida no Judô apenas na década de 1880 como prova de competências básicas.
Mitos e verdades
- Não pode usar enquanto carrega? 5 mitos e 1 verdade sobre celulares
- 20 mitos e fatos sobre a mulher após entrar na menopausa
- Ciência e café: oito fatos e lendas sobre a bebida