4 invenções incríveis que fecham e cicatrizam cortes em menos de 5 minutos

Após passar por um ferimento que abre ferida, além da dor do machucado, ainda é preciso passar pelo sofrimento de levar pontos, envolvendo o tradicional e  incômodo método de linha e agulha. O avanço da medicina, no entanto, já apresenta alternativas de procedimentos e produtos que fecham e cicatrizam cortes em menos de 5 minutos.

Métodos incríveis para fechar cortes na pele

Spray que fecha feriadas: criado por grupo de cientistas do Instituto Wyss, da Universidade de Harvard, o produto, produzido a partir da quitosana, um biomaterial derivado das cascas de crustáceos e insetos, pode  fechar cortes e ferimentos com uma única aplicação, dentro de poucos segundos.

Fita adesiva fecha cortes: desenvolvida na Alemanha, a fita adesiva é formada por tiras entrelaçadas que, colocadas sobre o corte, fecham imediatamente a ferida. Ela permanece grudada na pele durante toda a cicatrização e dispensa linha e agulha.

Cola que fecha feridas na pele: desenvolvida por pesquisadores de Harvard, a cola medicinal inspirada no muco de lesmas adere a superfícies em menos de três minutos e tem resistência tão forte quanto a própria cartilagem do corpo. Apesar de ainda não haver amostras prontamente disponíveis para uso médico, o material já foi comprovado em testes com animais.

Gel que “cola” ferimentos: criado a partir de polímeros derivados de plantas, o produto, quando aplicado diretamente sobre o ferimento, produz um coágulo capaz de interromper o sangramento em cerca de 12 segundos. A tecnologia já está sendo usada em clínicas veterinárias para tratamentos em animais.

Ciência e corpo humano