Embora nem sempre a gente dê bola para isso, o fato é que cuidar dos dentes do cachorro é tão importante quanto cuidar dos outros aspectos de limpeza e saúde. Infecções bucais, além de prejudicarem a alimentação e causarem mau hálito, podem se espalhar pela corrente sanguínea e comprometer seriamente a saúde do cão.
Confira algumas dicas para manter os dentes do seu cachorro saudáveis:
#5 – Alimentação
O ideal é oferecer apenas as rações indicadas pelos veterinários, além de objetos que ajudem na limpeza dos dentes, como os ossinhos e as bolas de borracha. Bolachas, massas e doces em geral, prejudicam demais os dentes e a saúde geral do cão.
#4 – Placas amarelas
Se você identificar placas amarelas entre os dentes e a gengiva do cão, é tártaro. Trata-se de uma porta aberta para o acúmulo de bactérias e infecções, além do mau hálito.
#3 – Escovação
Acostume seu cachorro a escovar os dentes. Se possível, desde filhotes. Existem disponíveis diversos modelos de escovas e pastas especiais para cães (jamais utilize pastas para humanos).
#2 – Paciência
De início, faça o cão se acostumar com o gosto da pasta por alguns dias. Depois, vá começando a escovação aos poucos –sempre num lugar tranquilo da casa. Após a escovação, faça festa para ele.
#1 – Sintomas? Dentista!
Nem sempre é fácil identificar se o cachorro está com algum problema dentário, por isso o ideal é visitar o veterinário regularmente. Se for o caso, ele irá recomendar um dentista veterinário – profissional especializado em tratar os dentes do cão.