5 dicas para não ignorar o despertador pela manhã

Acordar cedo não é fácil para todo mundo. A exaustão do cotidiano e as rotinas cada vez mais agitadas da população resultam em insônia e noites mal dormidas, o que é um paradoxo. Mesmo cansadas, as pessoas não estão dormindo bem, o que faz com que o despertador seja constantemente ignorado pela manhã.

Se render aos famosos ‘ cinco minutinhos’ de sono é tentador, mas pode piorar o sentimento de exaustão. São vários os fatores que podem atrapalhar nosso descanso, e o principal deles é o contato com a tecnologia.

Checar o celular antes de dormir, por exemplo, confunde o cérebro quanto à hora de relaxar, pois a luz atrapalha o ritmo circadiano do nosso organismo. Esse sistema é o famoso relógio biológico, que regula as necessidades vitais do corpo humano.

Descansados ou não, é preciso levantar-se na hora em que o despertador toca. Para evitar atrasos e começar o dia com mais disposição, existem algumas estratégias que podem te ajudar.

Leia também: Durma bem, e terá 5 grandes benefícios para sua saúde

Shutterstock

#1 A primeira delas é a alimentação. Deve-se ter cuidado com as escolhas na última refeição do dia, pois alimentos pesados e estimulantes, como o café, podem interferir em nosso sono. A digestão não deve tomar muita energia do corpo, para que ele descanse o suficiente durante a noite.

#2 Deixar os eletrônicos de lado antes de dormir colaboram para que o corpo descanse melhor. Concentre-se em atividades mais relaxantes, como ler um livro.

#3 Pela manhã, acender a luz ou abrir a janela faz com que o corpo desperte mais rápido. O ritmo circadiano é orientado também pela iluminação externa, e mesmo que incomode, a luz faz com que o cérebro entenda que é hora de acordar.

Shutterstock

#4 Algumas atividades diurnas podem ajudar na disposição ao longo do dia, como tomar um banho frio e praticar exercícios físicos. Ambos ativam o metabolismo, melhorando a rotina do sono ao longo do tempo.

#5 Uma dica essencial é escolher um toque agradável do despertador. Colocar sua música favorita é um risco, pois você pode acabar odiando depois de um tempo. Porém, melodias agradáveis podem fazer com que o processo fique mais fácil.

Leia também: Posição em que dormimos explica personalidade