5 fatos sobre o Gigantopithecus: o maior primata que já existiu

Gigantopithecus (macaco gigante). Termo científico adequado para o maior primata que já caminhou sobre a Terra. A versão mais aproximada da realidade do King Kong chegava a 3 m de altura (é como se você topasse com um macaco do tamanho da parede da sua casa). Veja mais curiosidades sobre este nosso “primo”.

#1 – Longe das carnes

Apesar do tamanho assustador, tudo indica que o Gigantopithecus fosse herbívoro. Ou seja, só se alimentasse de plantas.

#2 – Banho nos gorilas

Hoje em dia, os gorilas são os maiores e mais fortes primatas que existem. Ainda assim, os Gigantopithecus tinha de duas a três vezes o tamanho dos gorilas, e chegavam a pesar até 500 kg.

#3 – Não é documento

Todo este tamanho, no entanto, jogou contra os primatas gigantes. Acontece que as mudanças climáticas que assolaram a Terra diminuíram sua oferta de refeição e seu hábitat preferido: as florestas, causando sua extinção há 100 mil anos.

#4 – Asiáticos

De acordo com os poucos fósseis já encontrados do Gigantopithecus, eles habitaram a Ásia, onde hoje ficam a Índia, a China e o Vietnã.

#5 – Viraram remédio

Alguns dentes de Gigantopithecus, medindo mais de 2 cm de largura, foram encontrados no comércio chinês, prestes a ser triturados e transformados em artigos da medicina local.