Possivelmente devido às mudanças climáticas, as cidades brasileiras têm sido cada vez mais atingidas por raios. Isso sem falar nos problemas de infraestrutura, ou seja, nas eventuais quedas de fios de alta tensão provocadas por vento ou árvores. Afinal, ficar dentro do carro é mesmo uma boa saída caso você se encontre em problemas com raios ou fios de alta tensão? Confira:
#5 – “Gaiola de Faraday”
Sim, permanecer dentro do carro fechado é uma boa medida de segurança contra raios e quedas de fios de alta tensão. Um tradicional experimento da Física, chamado “Gaiola de Faraday”, comprova que as correntes elétricas se espalham pelo metal, sem atingir quem está em seu interior.
#4 – Pneus
Os pneus molhados servem como condutores da energia até o solo. Mesmo se estiverem secos, algumas fagulhas se formarão, mas irão se dissipar no solo.
#3 – Permanecer quase imóvel
Caso você esteja dentro do carro e perceba muitos raios caindo ao redor, mantenha os vidros fechados e evite contato com as partes metálicas do veículo. Se um fio de alta tensão cair sobre o teto ou capô, mantenha a calma, não abra a porta e só saia do veículo após os bombeiros retiraram o cabo e/ou desligarem a energia.
#2 – Não deixe ninguém abrir a porta
Quem está fora do veículo não deve se aproximar ou tocar na lataria. Se isso ocorrer, fechará a corrente elétrica e será vítima de um grande choque.
#1 – Pés juntos
Se você estiver preocupado de que algo fora do veículo esteja errado, ou que algum cabo tenha caído por perto, uma boa medida é manter sempre os pés unidos, mesmo que isso implique em se locomover aos pulos até se certificar de que nada está errado. Um pé pisando de cada vez gera diferença de tensão e transforma seu corpo em corrente.