Os livros escolares costumam dizer que Cristóvão Colombo foi o grande descobridor da América, mas a história é bem mais complexa do que se conhece. O desbravador espanhol explorou o continente em busca de especiarias, mas encontrou algo bem diferente do que imaginaria encontrar. Teria sido ele o primeiro a chegar por aqui?
Leia também: América seria mais velha do que se pensa; entenda
Confira 5 mitos sobre Colombo que você tem que deixar de acreditar:
#5 Colombo não quis provar que a Terra era redonda
O mito de que Colombo queria mostrar a todos que a Terra era redonda – e não plana, como as autoridades eclesiásticas defendiam – é um dos mais frequentes e comuns. As teorias de que a Terra era redonda vêm desde os filósofos da Grécia Antiga (Pitágoras, Aristóteles, Eratóstenes), mas só tiveram respaldo científico com as descobertas de Isaac Newton, no século XVII. Colombo, por sua vez, acreditava que a Europa era bem maior do que realmente é, e que o Japão estava bem mais distante da China do que se imaginava. Por isso, ele acreditava que, navegando a oeste, chegaria na Ásia.
#4 Colombo não foi o primeiro europeu a chegar na América
Antes de Cristóvão Colombo chegar ao continente, os vikings já tinham estado lá. Da mesma forma que a Groenlândia fora descoberta pelas aventuranças marítimas por Eric, o Vermelho, a América foi descoberta após Bjarni Herjólfsson sair para procurar os pais (que estavam com Eric). Com 35 homens, no ano de 999 houve a primeira tentativa de europeus colonizarem a América, mas, por conta de briga entre os próprios grupos vikings e conflitos com culturas nativas, não se saíram bem-sucedidos.
#3 ‘La Niña’ e ‘La Pinta’ não eram os verdadeiros nomes das caravelas
Nem mesmo o verdadeiro nome de suas caravelas passaram incólumes dos mitos acerca de Colombo. De fato, todas as embarcações que saíam da Espanha naquela época tinham o nome de algum santo. Assim, Santa Maria seria um nome verdadeiramente associado às caravelas de Colombo – portanto, nada de Niña ou Pinta, que na verdade foi um apelido dado pelos marinheiros a Santa Clara.
#2 Colombo descobriu a América?
Não dá pra dizer que Colombo seja o verdadeiro descobridor da América, quando milhares de outros povos já habitaram o continente. Quando navegou, no final do século XV, em busca de chegar à Ásia, Colombo foi parar na região hoje conhecida como o arquipélago das Bahamas.
#1 Colombo morreu pobre e desconhecido
Cristóvão Colombo foi mais um navegador que teve sorte, em determinado momento, do que um real desbravador. Ele morreu com 54 anos, na Espanha, pobre e desconhecido, numa pocilga de Valladolid, depois de ser detido pela Coroa Espanhola por acusações de tirania e brutalidade aos povos indígenas. Mais tarde, negou ter ganhado qualquer benefício por sua ‘descoberta’. Só mais tarde alguns herdeiros reclamaram de indenizações por conta de suas contribuições ( pleitos colombianos).