A principal diferença entre a medicina alternativa e a tradicional é que a primeira não possui reconhecimento científico. Ao invés de remédios, o tratamento é encaminhado com recursos naturais, o que pode ser bem menos invasivo ao organismo. Porém, muitos não acreditam na medicina alternativa, e preferem confiar na indústria farmacêutica.
De um jeito ou de outro, os tratamentos alternativos funcionam em algumas pessoas. Muitos vêm de tradições familiares, como os remédios e terapias feitos em casa.
Conheça a seguir 6 tratamentos alternativos curiosos:
Veja também:
Crioterapia: por que fazer um tratamento com temperaturas até -150°C?
6 coisas que você precisa saber sobre como os remédios chegam ao mercado
Picadas de abelhas
Na China, alguns acreditam no poder curativo do veneno das abelhas. Os pacientes são submetidos a várias picadas, de acordo com a doença a ser curada, e os principais tratamentos são para reumatismo, artrite, dores crônicas e até problemas mais graves, como doenças no fígado.
Massagens com cobras
Imagine várias cobras rastejando-se pelo seu corpo. Relaxante? Essa massagem é conhecida em Israel, e a terapia promete melhorar as articulações, a partir do movimento dos animais. A boa notícia é que eles não são venenosos.
Cera de vela
Para curar terríveis dores de ouvido, os povos antigos gotejavam cera de vela nas orelhas, que desobstrui o canal onde surge a inflamação. Acredita-se que a prática tenha surgido na Ásia Central, e embora seja uma famosa terapia alternativa, a medicina tradicional não recomenda.
Urina
Os defensores dessa terapia acreditam que a urina possui propriedades nutritivas, e recomendam tomar um copo do próprio xixi todas as manhãs. As doenças que ela combate são problemas cardíacos, alergias, asma e diabetes, e alguns também usam a urina para curar queimaduras na pele. Vai encarar?
Sanguessugas
Os pequenos anelídeos são, geralmente, evitados a qualquer custo pelas pessoas. Porém eles podem ajudar em algumas doenças, de dores locais a obesidade e inflamações, apenas “chupando” o sangue do indivíduo. A terapia surgiu na Europa há mais de 2500 anos.
Terapia do renascimento
A técnica, conhecida como “rebirthing”, consiste em se concentrar na respiração para simular o momento em que nascemos e os primeiros anos de nossas vidas. É uma espécie de meditação, para curar dores e problemas psicológicos causados pelo estresse, criada pelo norte-americano Leonard Orr na década de 70.