7 curiosidades sobre o famoso líder pacifista Martin Luther King

por | jul 26, 2016 | Ciência

Em 14 de outubro de 1964, Martin Luther King Jr. recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pela luta contra a segregação racial nos Estados Unidos por meio da não-violência. Quatro anos depois, o líder político morria assassinado a tiros. Veja a seguir 7 curiosidades sobre um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros do mundo:

Veja também: Saiba o nome original de personagens históricos, como Mandela

1. Nascido em 1929, em Atlanta, nos Estados Unidos, seu nome de batismo era foi Michael Luther King Jr.

2. Ele ingressou na universidade Morehouse College com apenas 15 anos, onde se graduou em Teologia.

3. Luther King sofria de depressão crônica, que foi usada pelo FBI para armar um plano para incentivá-lo a cometer suicídio.

4. Ao contrário do que muitos pensam, o pacifista não foi o líder da Marcha para Washington, em 1963, quando fez o famoso discurso da frase “I have a dream”. Ele ajudou na organização do movimento comandado por Philip Randolph.

5. Sofreu seu primeiro atentado em 1958, quando dava autógrafos no lançamento do primeiro livro, “Stride Toward Freedom”. Ele foi atingido pelas costas com um abridor de cartas.

6. Existem mais de 700 logradouros com seu nome nos Estados Unidos.

7. Martin Luther King Jr. ganhou uma produção cinematográfica em 2014 (a primeira), que levou o nome da cidade onde a Marcha sobre Washignton começou: “Selma: Uma Luta Pela Igualdade”. No filme, o discurso do pacifista teve algumas variações porque outro estúdio já tinha comprado os direitos do discurso real. A obra recebeu o Oscar de Melhor Trilha Sonora e esteve na lista de indicados a Melhor Filme do ano na edição de 2015 da maior premiação do cinema mundial.

Leia também: Saiba mais sobre o filme Selma, indicado ao Oscar