null: nullpx
dente-Mulher

Adeus, dentadura: estudo brasileiro revela que dente é capaz de se regenerar sozinho

Publicado 28 Out 2016 – 09:00 AM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Reações
Compartilhar

Você pode não se lembrar, mas já houve uma fase da sua vida que você não tinha nenhum dente na boca. Depois, os dentes de leite apareceram. E ai, eles caíram de novo. E depois, novos dentes nasceram. Esse vai e vem de dentes só acabou quando você se tornou adulto. Ai, é definitivo: seus dentes não podem mais cair e, se caírem, nenhum outro vai nascer no lugar. Será?

Bom, foi por causa dessa dinâmica que todo mundo conhece que alguém que não estava afim de ficar, digamos, banguela, inventou a dentadura. Mas, parece que essa invenção que salvou sorrisos durante muito tempo vai, agora, deixar de ter função.

É que uma  pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Forsyth Institute e do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, descobriu que os dentes têm sim capacidade de nascer de novo, mesmo depois de adultos.

O estudo, que começou em 2002, já foi feito com porcos e com ratos e está prestes a chegar aos humanos. “Nós estamos convencidos porque os sistemas em mamíferos tendem a funcionar de formas similares”, disse a professora Pamela Yelick, principal investigadora do projeto.

Restauração dos dentes

Para os estudiosos, os dentes não são só uma questão de estética. Interferem diretamente na nutrição e na saúde como um todo.

Por isso, o casal de brasileiros Monica e Silvio Duailibi, da Unifesp, quer encontrar um método para repor o dente humano parcial ou totalmente, caso ele tenha sido removido, esteja estragado ou seja ausente.

Os últimos testes, que foram feitos em ratos, devem seguir em breve para os humanos. Mas já deram fortes indícios de que novos dentes pode crescer a partir das próprias células do indivíduo.

Eles cultivaram células formadoras de dentes por cerca de seis dias e descobriram que elas conseguem gerar novos dentes iguais aos da segunda dentição (dentes que nascem depois que os de leite caem).

As células-tronco da dentição da própria pessoa são introduzidas na gengiva e, depois de três a seis meses, novos dentes já começam a nascer.

Tratamento dos dentes

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:dente-Mulher

Mais conteúdo de interesse