Plantas carnívoras são algumas das raríssimas espécies do reino vegetal que se alimentam através da captura e digestão de animais.
Um estudo sobre genoma realizado pela Universidade de Buffalo, Estados Unidos, descobriu que as plantas carnívoras usam proteínas para realizarem a digestão dos insetos. Elas extraem o fósforo do corpo dos animais como fonte de nutriente, resultando em construções de novos aminoácidos capazes de formar as proteínas que, antes, eram utilizadas como formas de proteção para as plantas contra ameaças ambientais e doenças.
Como as plantas carnívoras se alimentam?
A existência de plantas carnívoras é um exemplo claro de como a evolução e a adaptação se mostram presentes quando há uma necessidade. As espécies geralmente vivem em solos pobres em nutrientes que garantiriam a sobrevivência. Portanto, a alimentação através de insetos prova a sabedoria da natureza diante de possíveis adversidades.
A evolução das plantas indica que as espécies, mesmo sem conexões diretas, usam praticamente o mesmo método para se alimentarem: capturam o inseto em uma folha côncava que, escorregadia, não permite que o animal escape após ser atraído.

Curiosidades científicas sobre o mundo animal
- “Chapéu seletor”, de Harry Potter, existe: conheça aranha com este nome
- Divórcio até no mundo animal: por que passarinhos estão se separando?
- “Tubarão fantasma”: cientistas capturam imagens da espécie rara