Quem adora salgadinho e come com certa frequência sabe que é bem comum ficar com o céu da boca dolorido, meio machucado e ardendo depois. Mas você já parou para pensar por que isso acontece?
Não existem estudos científicos sobre isso ainda, mas a otorrinolaringologista Cleonice Hitomi Watashi Hirata, do Complexo Hospitalar Edmundo de Vasconcellos, e o biólogo químico, Murillo Consoli Mecchi, mestre pela Universidade Federal de São Paulo, explicam o que acontece dentro da nossa boca. Confira a seguir.
Por que o céu da boca fica machucado?
Segundo a otorrino Cleonice, diversas podem ser as causas relacionadas aos machucados na boca ocasionados pelo salgadinho. Pode ser porque ele “é um pouco mais duro, por causa do formato, da textura, ou por que é muito salgado, apimentado. Ou ainda por causa do corante”, aponta.
Mas o ponto é que tudo vai variar de acordo com a hipersensibilidade individual a cada um desses elementos. É por isso que com algumas pessoas nada acontece depois de comer salgadinho. “Depende de cada organismo”, explica ela.
De acordo com o especialista químico Mecchi, é difícil identificar sem análises científicas o que exatamente causa os machucados no céu da boca. “Seria preciso realizar experimentos com várias pessoas e testar variações para poder concluir algo”, diz. Entretanto, o especialista arrisca um palpite: a culpa é do sal.
O céu da boca tem uma região que é mole e é hidratada por uma mucosa produzida pela glândula salivar. “Os sais do salgadinho desidratam essa mucosa e, pela anatomia e rigidez do salgadinho, cria-se um atrito com a região já ressecada, que provoca escoriações [lesões]”, explica ele.
Comer o salgadinho em excesso também pode ser uma das causas. De acordo com Cleonice, as pessoas “comem o pacote inteiro e a concentração grande por um contato muito longo pode ser um dos prejuízos para o organismo”, alerta ela.
Mistérios científicos: revelações
- Será que comer meleca de nariz faz mal? Descubra
- Por que cortar o dedo com folha de papel dói tanto? Nós temos a resposta
- Fim do mistério: é verdade que olhar para a luz forte faz as pessoas espirrarem?