Você está atrasado para aquela entrevista de emprego, apertado para ir ao banheiro ou simplesmente sem paciência para ficar ali esperando a hora certa para atravessar a rua. Só no tempo de ler essas linhas você já teria apertado aquele botão do semáforo umas oito vezes, e nada…
Apertar o botão para atravessar a rua: funciona?
Afinal, realmente adianta apertar esse negócio? Em primeiro lugar, é bom deixar claro que você não foi vítima de uma pegadinha ou de um experimento científico. O botão (chamado de botoeira pelos técnicos de trânsito) realmente foi colocado lá para modificar o tempo dos sinais luminosos e fazer com que o semáforo libere a passagem de pedestres mais cedo.
Mas por que mesmo assim demora tanto? Segundo a explicação técnica, muitas vezes a espera para atravessar acaba sendo quase a mesma porque não basta apertar o botão para o sinal ficar verde para os pedestres. É preciso aguardar a reprogramação de TODOS os semáforos que compõem aquele cruzamento.
Ou seja, se você aperta a botoeira na parte final de um ciclo, vai esperar menos tempo. Mas, se apertar logo no comecinho do ciclo, pode ter de esperar praticamente o mesmo tempo.
Existem ainda as botoeiras que ficam em semáforos localizados no meio do quarteirão, longe de cruzamentos. Como estes semáforos estão lá apenas para os pedestres, a resposta ao acionamento do botão deve sempre ser mais rápida. Se isso não ocorrer, pode reclamar.
HORÁRIOS CHATOS
No caso de São Paulo, cidade que possui mais de 5 mil semáforos, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), existem botoeiras que realmente não funcionam em certos horários, quando são desativadas. São aquelas instaladas em cruzamentos nos quais o fluxo de veículos é muito grande e que exigem mais paciência dos pedestres.
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