Avaliar um relacionamento em crise costuma ser doloroso, mas fazer as perguntas certas pode trazer mais clareza antes de uma decisão definitiva
A decisão de terminar uma relação raramente é simples. Entre dúvidas, ressentimentos acumulados e medo do futuro, muitos casais se veem presos em ciclos de indecisão.
Para ajudar quem está nesse momento delicado, a psicóloga Sara Silva, que fala sobre relacionamentos no TikTok, elaborou uma lista com 8 perguntas essenciais que podem — e devem — ser feitas ao parceiro antes de um término ser decretado.
A seguir, veja as perguntas sugeridas pela especialista e o que cada uma delas pode revelar sobre o momento do casal:
Perguntar para fazer ao parceiro e salvar a relação

- “Nós realmente tentamos?” – Conversem sobre o que foi tentado, o que ainda poderia ser feito ou se realmente já chegaram ao limite.
- “Você ainda me enxerga como alguém com quem poderia recomeçar?” – Às vezes o problema não é a falta de amor, mas o que se acumulou acima dele.
- “Estamos realmente desistindo ou só estamos exaustos?” – Por mais que pareça um término, o momento pode ser apenas resultado de um cansaço mental do casal.
- “O que você sente por mim hoje?” – É melhor saber do que viver no limbo das dúvidas e preposições.
- “Temos os mesmos sonhos de vida hoje?” – Talvez ainda haja amor, mas os caminhos se desencontraram.
- “Tem algo que esperávamos um do outro que nunca falamos?” – Pode não ter faltado amor, mas um diálogo sincero sobre expectativas e desejos.
- “Com o que você acha que nós nunca soubemos lidar como casal?” – Alguns padrões se repetem porque nunca foram nomeados.
- “Se continuarmos juntos, o que realmente precisaremos mudar?” – Pode não levar à reconciliação, mas a uma chance de trocar muita sinceridade com o parceiro.
