
O astrônomo Carl Sagan já dizia: “o céu nos chama. Se não nos autodestruirmos, um dia vamos nos aventurar pelas estrelas”. E são muitas estrelas! A cada ano, milhares são descobertas, de todos os tamanhos, formatos, cores e temperaturas. Nós listamos as 5 maiores estrelas (até agora) já descobertas, então dê uma olhada e viaje pelo universo!
#4 Westerlund 1-26

A Westerlund é uma supergigante vermelha (ou hipergigante), localizada a 11.500 anos luz da Terra (vale lembrar que um ano/luz é a distância percorrida pela luz no vácuo, e equivale a dez trilhões de quilômetros). Ela mede aproximadamente 1.530 raios solares (um raio solar = 695,500 quilômetros), ou 1 bilhão de quilômetros. Sua superfície, se colocada em nosso sistema solar, ocuparia todos os planetas até Júpiter.
#3 WOH G64

A WOH está a 163 mil anos luz da Terra, e é uma hipergigante que fica na Grande Nuvem de Magalhães. Ela tem 1.540 raios solares.
#2 NML Cygni
nml_cygni_alpha_element.png
nml_cygni_alpha_element.png
Esta estrela também é uma hipergigante vermelha e está a 5.300 anos-luz da Terra. Ela tem 1.650 raios solares (ou 2 bilhões de quilômetros), indo além da órbita de Júpiter se fizesse parte do nosso Sistema Solar. Ela é uma das supergigantes mais luminosas e foi descoberta em 1965 pelos físicos Neugebauer, Martz, e Leighton.
#1 UY Scuti

A maior estrela do universo é a UY Scuti, localizada na constelação de Scutum, e tem aproximadamente 1.708 raios solares (ou 2,3 bilhões de quilômetros) de diâmetro. Se colocada no Sistema Solar, ela poderia chegar até a metade de Saturno, e tem um volume de aproximadamente 5 bilhões de vezes o tamanho do Sol (8 vezes a distância terra-sol). Ela está a 9.500 anos-luz da terra.