
Em breve, será possível pegar um avião e dar uma volta no globo terrestre em menos de 5 horas de viagem. A aeronave capaz de tal feito já existe e foi desenvolvida na China: alcança mais de 8.600 km/h e faz o percurso Pequim-Nova York em 2 horas – atualmente, a travessia leva 14 horas.
I-Plane: o avião hipersônico de 8.600 km/h
Em um artigo publicado na revista Science China Physics, Mechanics & Astronomy, a Academia Chinesa de Ciências informa que o avião hipersônico teve um desempenho excelente nos testes realizados no moderno túnel de vento da instituição, localizado em Pequim – e um ainda mais potente está sendo construído e seria o mais rápido do mundo, com velocidade máxima de 43.200 km/h.

O avião chinês é tido como hipersônico pois é capaz de ultrapassar quase 7 vezes a barreira da velocidade do som (1225 km/h a nível do mar). A aeronave alcança mais de 8.600 km/h, o que faz possível a viagem de 2 horas entre Pequim e Nova York. O porém é sua capacidade de carga: pode transportar 5 toneladas e no máximo 50 passageiros.
Batizado de I-Plane porque à distância sua silhueta se assemelha à letra I em maiúsculo, o avião ainda não tem previsão para chegar aos aeroportos do mundo todo – ainda serão necessários testes em céu aberto.
Transporte em alta velocidade
- Veículo transportará pessoas para qualquer lugar da Terra em menos de 1 h
- Musk está criando meio de transporte que chegará a 1.200 km/h: veja teste
- Supersônico: novo avião capaz de dar a volta no mundo em apenas 4 horas