Bananas douradas criadas em laboratório são diferentes e têm propósito muito especial

Criadas em laboratório por uma equipe de cientistas da Queensland University of Technology, na Austrália, um tipo especial de banana, apresentado pelo periódico Plant Biotechnology Journal, tem um propósito bastante nobre e especial: ajudar crianças da Uganda que possuem deficiência de provitamina A.

Bananas douradas podem salvar vidas de crianças

Batizadas de “bananas douradas”, por causa de sua aparência, a fruta é resultado de mais de 12 anos de testes de um processo que envolve a modificação de células simples de banana para que ela seja transformada em fonte de provitamina A, que gera a coloração diferente.

Estima-se que cerca de 700 mil crianças morrem anualmente, em todo o mundo, vítimas de deficiência pró-vitamina A. A falta do nutriente ainda pode provocar crescimento tardio, infertilidade, entre outros males.

Os pesquisadores esperam que, até 2021, os agricultores ugandeses já estejam cultivando as “bananas douradas”, fruto de um trabalho científico que contou com investimentos de cerca de US$ 10 milhões fornecidos pela Fundação Bill & Melinda Gates.

Benefícios da banana