Uma pergunta que há muito tempo vem sendo feita foi finalmente respondida: o que exatamente é uma Pringle? O Senhor de Justiça britânico Robin Jacob concluiu que, legalmente, é uma batata frita.
No Reino Unido, a maioria das comidas são isentas de impostos, mas as batatas fritas – conhecidas como crisps – e “produtos semelhantes feitos da batata ou da farinha da batata” são taxáveis. A empresa Procter & Gamble, que cuida da produção da Pringles, argumentou na justiça que os chips – feitos com 40% de farinha de batata, mas também com milho, arroz e trigo – não deveriam ser considerados batatas fritas ou “produto semelhante.” Eles, na verdade, deveriam ser considerados “aperitivos salgados”.
Pringles: do que é feita?
A Justiça discordou, dizendo que as Pringles – que é vendida nos EUA como “batata frita” – são taxáveis. “Existem outros ingredientes,” disse o tribunal, mas uma Pringle é “feita de farinha de batata, no sentido que ninguém pode dizer que não é feita de batata, e a proporção de farinha de batata é significativa, sendo maior do que 40%.”
Foi decidido, então, que a Pringles era exceção do imposto, principalmente porque tinha menos batata do que uma batata frita.
Mas não acaba por aí – o Supremo Tribunal reverteu a decisão. Considerando a aparência da Pringles, o sabor, ingredientes, processos de manufatura, marketing e embalagem, concluiu que “enquanto em vários aspectos” elas são “diferentes de batatas fritas e estão próximas do limite, elas são suficientemente similares para satisfazer o teste.”
No fim, tudo se resumiu a “uma questão de impressão geral”.
Logo, as Pringles são batatas fritas, sim, e são feitas de batata, sim!
Mais: Descubra os 14 ingredientes de que são feitas as batatas do McDonald’s